A Universidade Estadual de Maringá programou a segunda edição da Semana Ambiental com diversas atividades que prometem mobilizar a comunidade universitária, inclusive para participar de ações que extrapolam os limites do câmpus. Nesse sentido, os coordenadores da Semana estão conclamando alunos, docentes e servidores técnicos-administrativos a participarem da bicicletada que os funcionários da Sanepar estão organizando. O evento será neste domingo, dia 5, com saída marcada para às 8 horas, em frente à Sanepar, na avenida Pedro Taques, 1.381. No mesmo dia, às 11 horas, a chamada é para o abraço ao Parque do Ingá.

As duas iniciativas são significativas sob o ponto de vista do meio ambiente. A bicicleta é um movimento que vem ganhando força, pelo qual ciclistas se juntam para reivindicarem seu espaço nas ruas e para promoverem e incentivarem a bicicleta como meio de transporte urbano viável, rápido, saudável, prazeroso e, principalmente, ecológico. O abraço ao Parque traz um forte simbolismo porque conduz à ideia do cuidado e respeito com a nossa principal unidade de conservação municipal, atualmente com acesso fechado ao público.

A partir da segunda-feira, dia 6, as atividades da Semana estarão concentradas no câmpus. A solenidade oficial de abertura será às 19h30, no auditório do  Dacese. Em seguida, o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente do Paraná, Saint-Clair Honorato Santos, profere uma conferência em que irá debater a proposta do município para a instalação de uma usina termoelétrica alimentada com a queima de lixo.

A programação segue até o dia 10 com oficinas de educação ambiental, construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, entre outras. Além de palestras ligadas ao tema, que podem ser consultadas pelo site www.ddp.uem.br.

Outro destaque da Semana é a trilha ecocultural, com saída às 9 horas, no dia 8, em frente ao Museu da Bacia do Paraná. A proposta é percorrer diversos espaços dentro do câmpus sede, abrindo a UEM à comunidade maringaense para que a Instituição seja conhecida em seus diversos ambientes. O que se quer é provocar o senso de responsabilidade e respeito, sobretudo porque a UEM é um patrimônio que merece cuidado.

Mais um ponto importante dentro da Semana é a  audiência pública da Comissão Ambiental da UEM, marcada para o dia 10, às 8h30, no Dacese. A Comissão foi criada, por ato oficial da Reitoria, para elaborar a Política Ambiental da Universidade, contribuindo alcançar a meta de transformar a UEM na primeira universidade 100% sustentável do Paraná.

“Nos dias 9 e 10 ocorrerá também a Feira de Produtos Orgânicos da Agricultura Familiar e da Agroecologia de Maringá e Região, que será montada ao lado do Restaurante Universitário”, anunciou o presidente da Comissão Ambiental e coordenador geral do evento, professor Marino Elígio Gonçalves.

Outras informações sobre a Semana no site do evento, ou pelo fone 44 3011-4782.