A Universidade Estadual de Maringá está promovendo o IV Encontro Maringaense de Análise do Comportamento (Emac) e o V Encontro Paranaense de Análise do Comportamento (Epac) nesta sexta-feira e sábado, dias 20 e 21, no PDE, bloco B-33. Os eventos, que contam com 230 inscritos, começaram com a palestra O Que é o Homem?, com o professor José Antonio Damásio Abib, da Universidade Federal de São Carlos.

O palestrante iniciou sua fala explicando o porquê do título da palestra. A problemática que o levou a fazer a pergunta foi a sentença de Michel Foucault de que o homem é uma invenção recente e se dissolverá como um rosto na areia na borda do mar. Para ele, essa sentença surpreende porque estamos acostumados a pensar que o homem existe há muito tempo. Diz que, além de surpreendente, ela aguça a curiosidade e traz uma imagem sublime. “Como toda tragédia, tem seu aspecto sublime”.

Comentou que a busca da resposta à pergunta tema passaria pela Antropologia Filosófica, retornaria a Foucault, entraria na discussão do humanismo e anti-humanismo, exploraria o conceito do homem ano zero e também abordaria uma declaração de Skinner de que o homem é o assunto mais importante da ciência.

Na parte da tarde, Verônica Haydu fala sobre Contribuições da Análise Experimental do Comportamento para o Desenvolvimento de Tecnologias em Casos de Perda de Memória; e Maria Rita Zoéga Soares, sobre Intervenção em Psicologia da Saúde sob a Perspectiva da Análise do Comportamento.

No sábado, as atividades começam às 8 horas, com o minicurso Avanços no Estudo do Comportamento Verbal e as Habilidades do Terapeuta. Além disso, estão previstos a palestra Análise Clínica do Comportamento: sua aplicação a casais e famílias; mesa-redonda Contribuições da Psicobiologia a Diferentes Temas em Psicologia; e o debate Análise do Comportamento e o Debate Científico Contemporâneo.

Abib é professor orientador do Programa de Mestrado e Doutorado em Filosofia na Área de Concentração em Epistemologia da Psicologia e da Psicanálise da UFSCar e tem diversas publicações na área de psicologia em revistas especializadas, livros e capítulos de livros. Os livros publicados recentemente são: O Sujeito no Labirinto: um ensaio psicológico; Comportamento e Sensibilidade: vida, prazer e ética.