Responsabilidade Socioambiental: rumo à sustentabilidade da UEM é o tema da II Semana Ambiental da Universidade, que será realizada de 5 a 10 de junho. O evento começa com uma “bicicletada” e um abraço ao Parque do Ingá, no domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. O gesto é significativo porque conduz à ideia do cuidado e respeito com a nossa principal unidade de conservação municipal, que atualmente encontra-se fechada ao acesso do público. Além disso, o passeio de bicicleta quer incentivar a opção por esse jeito saudável de se exercitar sem poluir o ambiente e valorizar esse meio alternativo de transporte em nossa cidade.

Segunda (6), às 19h30, será realizada a solenidade oficial de abertura da Semana, no auditório do  Dacese, no câmpus da UEM. Em seguida, começa a conferência/debate Fórum Lixo e Cidadania Maringá, Sarandi e Paiçandu - Política Nacional de Resíduos Sólidos: a proposta do Município de Maringá para a instalação de usina termoelétrica alimentada com a queima de lixo, que vai contar com a participação do coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente do Paraná, Saint-Clair Honorato Santos.

Terça-feira (7), é dia de oficina de Educação Ambiental, com a professora Ana Obara, às 8 e às 19h30. Na quarta (8), a oficina será sobre Permecultura: Planejando Ambientes Sustentáveis, com o professor Gabriel Moser Galvão, de São Paulo, às 14 horas. Todas as oficinas serão realizadas no auditório do Dacese.

Ainda na quarta-feira, pela manhã, vai haver trilha ecocultural. Um grupo sairá às 9 horas, da frente do Museu da Bacia do Paraná. Os “trilheiros” caminharão pelo campus sede. O objetivo é abrir a UEM a toda comunidade maringaense para que a Instituição seja conhecida em todos os seus ambientes. Com isso, espera-se provocar o senso de responsabilidade e respeito, sobretudo, porque a UEM é um patrimônio que merece cuidado.

Às 19h30, começa o ciclo de debates A gestão de Resíduos na UEM e nas IES, com as professoras Lucélia Colares/UFRJ; Mirian De Mori Bardeja, do HU da UEM; e a servidora Marlene Aparecida Gobbi/Proresiduos da UEM, também no Dacese.

Quinta (9), serão realizadas duas oficinas no Dacese: às 8h30 Cidadania e Responsabilidade Social, com o professor Manoel Quaresma Xavier, da UEM; e, às 14 horas, Construção de Instrumentos Musicais com Materiais Recicláveis, com o professor Guilherme Alexandre Hara.  As atividades do dia terminam às19h30 com a conferência Gestão Ambiental das IES, ministrada pela professora Luciana Gomes, da Unisinos, também no Dacese.

Dia 10, sexta-feira, às 8h30, o Dacese será palco de uma audiência pública da Comissão Ambiental da UEM, que foi criada por ato oficial da Reitoria, para elaborar a Política Ambiental da Instituição. O objetivo fundamental é contribuir na missão de transformar a UEM na primeira universidade 100% sustentável do Paraná. E, às 19h30, serão apresentados os resultados da Trilha Ecocultural e realizada a solenidade de encerramento.

“Nos dias 9 e 10 ocorrerá também a Feira de Produtos Orgânicos da Agricultura Familiar e da Agroecologia de Maringá e Região”, anunciou o presidente da Comissão Ambiental, professor Marino Elígio Gonçalves.

Outras informações com o professor Marino, pelo e-mail marinouem@gmail.com; ou com Elenice Tavares Abreu, do Proação Ambiental, pelo e-mail elenice@deq.uem.br ou pelo telefone (44) 3011-4782.