O superintendente do Hospital Universitário, José Carlos Amador, vai propor a criação de uma câmara técnica, reunindo representantes de segmentos da saúde, com o objetivo de analisar as condições estruturais de o HU realizar cirurgias na área de ortopedia. Com isso, Amador quer ampliar a discussão, envolvendo a alta demanda por cirurgias nesta especialidade, de forma que o hospital não seja criticado por eventuais demoras na execução deste tipo de procedimento.

A sugestão do superintendente é que a câmara agregue, além de representantes do HU, representantes do Conselho Regional de Medicina, Sociedade Paranaense de Ortopedia, 15a Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e dos hospitais Santa Rita, Santa Casa e Metropolitano. De acordo com Amador, o que a câmara decidir o Hospital Universitário cumprirá sem problemas. Ontem, ele conversou sobre o assunto com o secretário Antônio Carlos Nardi. Para o superintendente, às vezes a questão envolvendo a realização de cirurgias ortopédicas não está na extensão da gravidade em si, mas no tipo de aparelho que o HU terá que utilizar. “Quando operamos um paciente de ortopedia não dá para ele voltar para o corredor do Pronto-Socorro. Nosso objetivo é atender a população. Atender bem não é operar mal. Somos mal compreendidos em algumas ocasiões. O HU é um hospital universitário, que tem obrigação de ensinar. Não pode se transformar num hospital de ortopedia”, diz.