O XIV Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem) será realizado na Universidade Estadual de Maringá, nos dias 27 e 28 deste mês. O evento terá como foco a música na escola, com espaço para o compartilhamento e reflexões sobre seus desafios, possibilidades e ações práticas.

A solenidade de abertura será às 9 horas, no PDE, bloco B-33. Estão programadas duas mesas-redondas. A primeira, intitulada Música na Escola: desafios contemporâneos, vai discutir os temas Aprendendo e Ensinando Música com e para Cegos; Ensinando na Escola em Tempo Integral; e Praticando a Formação Pedagógico-Musical Contínua. A mesa Música no Contexto Escolar: possibilidades práticas debaterá os temas Ensinar Música com Recursos Tecnológicos; Aprender Música em Conjunto; e Práticas Criativas no Ensino e na Aprendizagem. No dia 27, ainda haverá apresentação dos grupos de pesquisa, pôsteres e lançamentos, prática musical coletiva e reunião dos coordenadores e representações da Abem Sul.

No dia 28, as atividades serão realizadas nos blocos C-34 e C-23. Na programação, comunicações de pesquisa, relatos de experiências, 13 minicursos e resultados dos grupos de trabalho. Os cursos são: Atividades de Música no Contexto da Inclusão pela Visão da Psicomotricidade; Brincando e Cantando: uma proposta de educação musical na educação infantil; Canto Coral no Contexto Escolar; Desafios e Possibilidades do Estágio Curricular em Música na Educação Básica; Educação Musical para Professores Não Especialistas em Música; Ensino Coletivo de Flauta Doce na Escola Regular: propostas e reflexões; Ensino de Música para Cegos: um caminho para a inclusão; Expressão Corporal: arte em movimento; Jogos de Mãos e Copos no Ensino de Música; Jogos Musicais Digitais como Recurso para o Ensino de Música; Percussão no Contexto Escolar; Planejando Aulas de Música; e Tecnologias na Escola: ensinando (e aprendendo) música com elas.


Informações e inscrições no site http://faticulo.com.br/abemsul2011/, e-mail abemsul2011@gmail.com ou celular 9808-0102.