A Homofobia no Contexto Educativo: discussões e possibilidades será o tema da mesa-redonda neste sábado, dia 30, a partir das 8 horas, no Teatro Marista. A atividade faz parte do II Simpósio Internacional de Educação Sexual – gênero, direitos e diversidade sexual: trajetórias escolares, promovido pelo Departamento de Teoria e Prática de Educação (DTP) e Núcleo de Estudos e Pesquisa em Diversidade Sexual (Nudisex) da Universidade Estadual de Maringá.

Carmen Spirito Alcaide: Sexualidade e ArteDurante a solenidade de abertura na noite de quinta-feira, a coordenadora do evento, Eliane Maio, informou que o seminário registrou 867 inscritos de várias partes do Brasil, assim como palestrantes brasileiros e uma espanhola. Comentou que a grande procura pelo evento ocorre porque a abordagem dos temas é quase inexistente na escola. A chefe do DTP, Silvia Moraes, declarou que as manifestações sexuais são temáticas pouco abordadas e importante objeto de investigação para compreender a complexidade que envolve o trabalho educativo. Disse ainda que o simpósio fortalece as ações do Nudisex e projeta a UEM nacional e internacionalmente. Valéria Domingos Cavalcanti, diretora de Pesquisa da UEM, representando o reitor Júlio Santiago Prates Filho, destacou que, embora seja da área da Matemática, vê que existe uma articulação entre a Matemática e a sexualidade em nossas vidas. A palestra de abertura foi proferida pela professora Carmen Spirito Alcaide, da Universidade Alcalá de Henares, de Guadalajara, Espanha. Explorou o tema Sexualidade e Arte.

Durante o Simpósio, estão sendo debatidos temas como Sexualidade e Violência de Gênero, Sexualidade e Deficiência e Gênero e Sexualidade. O evento termina no sábado, com apresentação de pôsteres e mostra de filmes, programados para começar às 14 horas. Outras informações pelo fone (44) 3011-5104 ou site www.sies.uem.br.