Nesta semana, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) obteve recursos da ordem de R$ 400.000,00, disponibilizados pela Fundação Araucária para publicação de livros e periódicos científicos. Na sede da Agência de fomento, em Curitiba, nas últimas segunda e terça-feiras (25 e 26), o diretor da Editora da UEM (Eduem), professor Ivanor Nunes do Prado, participou do comitê de distribuição dos recursos, de 2011, de R$ 900.000,00, para todas as IES e Institutos de Pesquisa para o Paraná, dos quais 45% foi destinado a UEM.

Ao final do encontro das destinações de recursos para o ano de 2011, a UEM, mais uma vez, mostrou sua representatividade no Estado. Das 16 demandas de periódicos científicos, 15 foram atendidas na sua integralidade, o que representa um valor de R$ 230.000,00. Este total equivale 40% da dotação inicial da Fundação. Na modalidade de livros, a UEM solicitou 21 financiamentos, sendo atendida em 19 deles. O total de destinação financeira à UEM para livros foi de R$ 173.000,00, que representa 54% dos recursos para essa modalidade.

A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná ampara a formação de recursos humanos do Estado do Paraná. Seus recursos financeiros têm origem no Fundo Paraná, que destina 2% da receita tributária do Estado ao desenvolvimento científico e tecnológico. Desse percentual, até 30% são destinados à Fundação, que possui três linhas de ação: Fomento à Produção Científica e Tecnológica; Verticalização do Ensino Superior e Formação de Pesquisadores; Disseminação Científica e Tecnológica.

Esta última linha de fomento tem por finalidade apoiar, dentre outras coisas, a divulgação dos resultados de trabalhos em publicações de livros e/ou periódicos. O comitê de distribuição de recursos para livros e periódicos científicos da Fundação Araucária foi composto, além do professor Ivanor, de representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) e Institutos de Pesquisa do Paraná.

A formalização do convênio deve ocorrer em poucos dias e o professor Ivanor acredita que o financiamento estará disponível para a Universidade em no máximo 60 dias. Outras informações estão disponíveis no site: http://www.fundacaoaraucaria.org.br/.