Nesta sexta-feira, 18, haverá uma reunião aberta do Fórum Intermunicipal Lixo & Cidadania com início às 8h30 no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá. Durante o encontro será apresentado o auto-diagnóstico sobre as iniciativas adotadas e implementadas na destinação dos resíduos nos municípios de Maringá, Sarandi e Paiçandu.

O instrumento de diagnóstico foi elaborado dentro do próprio Fórum, em outubro do ano passado, e encaminhado aos responsáveis pela gestão dos resíduos dos três municípios envolvidos. Dessa forma procurou-se descobrir qual é a realidade de cada cidade, incluindo estrutura de coleta, equipamentos, existência de cooperativas e associações de catadores de lixo reciclável, bem como a atuação e interação do poder público com essas entidades.

A partir da organização desses dados, os quais a população poderá ter acesso , a coordenação do Fórum terá condições de identificar as necessidades de cada município, recomendando diretrizes dentro do que estabelece a Nova Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

A UEM tem representação nesse Fórum por meio do Núcleo de Agroecologia, coordenado pelo professor José Ozinaldo Alves de Sena.

Os trabalhos começam às 8h30 no auditório do Bloco H-12. Contatos com a secretaria do Fórum Lixo e Cidadania, pelo e-mail forum.reciclagem@gmail.com, ou com a Comissão Organizadora, pelo e-mail forum.reciclagem@gmail.com.