Tecnologia Mecânica do Setor Sucroalcooleiro. Este é o título do livro recém lançado por professores da UEM. O projeto foi elaborado pelos coordenadores do curso de especialização com o mesmo nome, promovido pelo Departamento de Engenharia Mecânica da UEM, Cleber Santiago Alves e Norival Ferreira dos Santos Neto. O curso lato sensu contou com a parceria e o patrocínio do Grupo Usaçucar, ligado à Usina Santa Terezinha. Teve como objetivo o aprimoramento e a capacitação técnica de engenheiros mecânicos para atuarem em usinas de açúcar e álcool, possibilitando o aprendizado prático e teórico.

A especialização era aberta a engenheiros mecânicos e de produção com até 3 anos de formados e teve duração de 12 meses. Durante este período, os 15 alunos ficaram alocados nas unidades do Grupo Usaçucar, onde fizeram estágio em período integral, com direito à moradia e a refeições cedidas pela empresa. Além disso, receberam bolsas de estágio, no valor R$ 800,00.

Durante a iniciativa foram produzidos 16 artigos científicos que, agora, compõem a publicação lançada pela Editora Clichetec. “Como o projeto do curso previa a redação de artigos como trabalho de conclusão, todos os alunos concluintes, junto com seus orientadores, submeteram seus artigos, que foram revisados por mim e pela professora Vanessa de Castro Sial, que ministrou a disciplina Metodologia da Pesquisa na especialização”, explicou Alves.

A obra apresenta soluções tecnológicas para as unidades industriais do grupo Usaçúcar, abordando temas como a utilização econômica de recursos energéticos e a implantação de rotinas de manutenção mais eficientes, sem perder de vista os aspectos ambientais inerentes a cada proposta.

Segundo o professor Norival, cada autor recebeu quatro exemplares do livro e ainda existem cerca de 50 exemplares que podem ser solicitados diretamente ao Departamento de Engenharia Mecânica. O telefone é o (44) 3011-4197 e o e-mail do professor Cleber Alves é o csalves@uem.br.

“Para os que não puderem fazer a retirada do exemplar diretamente conosco, podemos enviar os exemplares pelos correios, desde que seja pago o custo do envio”, informou Norival Ferreira dos Santos Neto, acrescentando que, “no momento, não há planos para a abertura de novas turmas do curso de especialização”.