O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, veio, na tarde desta quinta-feira (10), à Universidade Estadual de Maringá e convocou a comunidade universitária, com quem se reuniu, a se mobilizar pela educação. Ele é o terceiro secretário de Estado a visitar a UEM, desde o início do governo Beto Richa. Semana passada, estiveram na universidade os secretários da Saúde, Michele Caputo Neto, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal Neto. Arns está cumprindo um roteiro de visitas aos Núcleos Regionais de Educação no interior do Estado, que começou na terça-feira, dia 8. O objetivo é verificar de perto a realidade das escolas paranaenses. Galeria de fotos

Na UEM, o vice-governador foi recebido, em primeiro lugar, pelo reitor Julio Santiago Prates Filho, e a vice, Neusa Altoé, na Reitoria, onde falaram sobre a possibilidade de parcerias entre a UEM e o Estado, nas mais diversas áreas. A conversa foi acompanhada pela procuradora jurídica da UEM, Sônia Letícia de Mello Cardoso; pela pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi; e pelo diretor de Ensino de Graduação, Eduardo Radovanovic.

Em seguida, todos seguiram para o auditório do PDE, no Bloco B-33, onde estavam reunidos representantes de diversos escalões e setores da Universidade. Foi formada uma mesa de trabalhos, com Arns, o reitor Prates Filho e a vice Neusa Altoé; o representante do prefeito Silvio Barros II, o secretário de Administração José Roberto Ruiz; o ex-vice-reitor Manoel Jacob Garcia Gimenes, hoje, representante do Sinteemar; e o deputado estadual Evandro Junior.

O reitor da UEM destacou que Arns sempre tratou com deferência os representantes do sistema de ensino público superior do Paraná, que agradecem o apoio. Prates Filho colocou a Universidade à disposição do vice-governador, dizendo que “somos capazes de propor e executar políticas públicas junto do governo. A UEM está preparada para este desafio e sabemos que temos uma boa ponte com o novo governo, porque, em poucos meses, recebemos três secretários de Estado”.

O representante do município, José Roberto Ruiz, se desculpou pela ausência do prefeito Silvio Barros II, lembrando a todos que “ele está em viagem internacional”. E garantiu que, apesar das dificuldades na área da educação, neste início de mandato, “as dificuldades serão superadas pelo novo governo que tem e o município de Maringá como um grande parceiro”.

Arns – O vice-governador disse que essa primeira reunião com a comunidade universitária era apenas “um primeiro momento de interação. Temos que estar em contato permanentemente com instituições de ensino superior, porque elas têm um suporte indispensável para o desenvolvimento regional. Podem colaborar definitivamente para superamos os desafios que nosso estado enfrenta. Nossa conversa tem que ser permanente”, reforçou.

Arns disse que vai se manter articulado com as Instituições de Ensino Superior (IES) e com a Seti, porque um trabalho conjunto é bom para o Paraná e para a universidade, que pode dar sustentação ao que a sociedade precisa. “Para cada problema tem que haver uma solução. Na área de educação temos desafios muito grandes e vamos construir juntos as soluções”

O secretário também disse que vai suprir os professores que o Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), da UEM, precisa. E reforçou que os CAPs são algo essencial e fundamental para alunos, para pesquisa e estágio, não só licenciaturas. Ele foi aplaudido pelos pais e professores presentes, quando disse que “a nossa ideia é transformar esses colégios em polos de irradiação de conhecimento para toda rede pública. Fazer dentro deles o debate com a comunidade. Por isso, vamos dar todo apoio aos colégios de aplicação”.

E, por fim, prometeu rever o que o PDE tem feito pelos professores e pensar nos pontos que o Programa pode avançar para abrir mais oportunidades de capacitações mais profundas, como mestrado e doutorado. “Isso é importante para a escola, para o aluno, porque facilita desenvolver o interesse pela ciência e tecnologia nas crianças, fazendo com que tenham contato com esse mundo mais cedo, ainda na escola. E contribui com o professor. Afinal, se abre um grande leque profissional”.

Arns ainda recebeu três documentos com reivindicações: da Associação de Pais, Mestres e Amigos do CAP; da Universidade da Terceira Idade; e do grupo do Sareh (foto), responsável pela educação das crianças e adolescentes internados no Hospital Universitário.

“Em três semanas estaremos de volta à Maringá. Podemos nos encontrar e até organizar um espaço para que as pessoas falem”, disse Arns. “É importante, porque eu tenho um lema ‘nada sobre nós sem nós’. É com diálogo que chegamos a boas soluções”, concluiu o vice-governador.