A Universidade Estadual de Maringá recebe, hoje, a visita de dois secretários de Estado. O secretário da Saúde (Sesa), Michele Caputo Neto, e o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Alípio Santos Leal Neto. Este último cumpre, desde ontem, uma agenda de compromissos na UEM. No final da tarde, ele reuniu-se com os membros dos três Conselhos da Universidade (de Administração, Ensino e Pesquisa e Universitário), com representantes do Hospital Universitários e integrantes da administração central da UEM.

No encontro, o secretário apresentou algumas diretrizes e políticas de governo da sua pasta. Adiantou que irá criar um Conselho de Reitores, bem como uma Rede Estadual de Ensino Superior. Também falou que será dada prioridade para as pesquisas aplicadas e que o fomento à produção científica se pautará em uma relação de resultados. “Vamos acabar com a política de balcão e investir nos setores que mostrem resultados e representem real interesse para o governo”.

Alípio Leal também anunciou, oficialmente, a nomeação do professor Décio Sperandio, como assessor técnico da Seti. Sperandio foi o reitor da UEM nos últimos quatro anos, tendo terminado o mandato em outubro de 2010.

O atual reitor da Universidade, professor Júlio Santiago Prates Filho, salientou que a Instituição quer dar sua contribuição para o projeto de modernidade do Paraná, continuando a levar, para o interior do Estado, desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão social.

Alípio Leal reconheceu que, hoje, as universidades do Paraná participam muito mais do desenvolvimento do Estado, interagindo fortemente com a sociedade. Um exemplo disso é o Programa Universidade Sem Fronteiras, criado pela Seti e desenvolvido em parceria com as universidades e faculdades públicas do estado, englobando diferentes ações de extensão universitária. Segundo o secretário da Seti, o Programa terá continuidade, embora esteja sem previsão no orçamento anual e será necessária a suplementação orçamentária.

No que diz respeito a ampliação física do câmpus da UEM, o secretário pontuou que irá esperar a conclusão de todas as obras em andamento para liberação de verbas para novas construções.

Alípio Leal ainda fez questão de parabenizar a UEM pelos resultados obtidos na última avaliação do Ministério da Educação, no qual a Universidade obteve, pelo terceiro ano consecutivo, a maior pontuação entre as Instituições de Ensino Superior do Paraná (IES). Mas pediu que esse bom resultado não gere acomodação, servindo de motivação para que a UEM continue a buscar a excelência em todas as áreas.

Destacando que a Seti será parceira das IES durante sua gestão, o secretário prometeu que, a partir do início do ano letivo, serão agendadas audiências públicas nas universidades, dando oportunidade para que as comunidades universitárias ajudem a traçar o que ele chamou de “políticas de resultados para o ensino superior”.

Hoje, o secretário participou logo cedo de uma reunião com a diretoria do Hospital Universitário. No momento, ele está reunido com diversos coordenadores de cursos e setores ligados à área da saúde da UEM e do município. Ao término desse encontro, ele visitará as obras no câmpus e, no início da tarde, participará de uma coletiva de imprensa.