Mais dezessete alunos da Universidade Estadual de Maringá receberam a láurea acadêmica no segundo dia de formatura deste ano, ocorrido na sexta-feira (28), no Parque de Exposições. A láurea acadêmica é concedida aos que, durante seus respectivos cursos, obtiveram, em dois terços das notas, o conceito 9 ou acima de 9. Os novos laureados são dos cursos de Ciências Econômicas: Lediany Freitas de Campos e Mariana Pires da Silva; Ciências Contábeis: Angelina Denipoti Mesquista, Carlos Alberto do Olival, Mariana de Amaral Campos, Renata Oliveira Trombelli e Stella Maris Lima Altoé; Ciências Biológicas: Jean Henrique Rodrigues; Direito: Evandro Lara, Evandro Santiago Janúncio, Kim Biasotto, Leonardo Fernandes dos Santos, Luiza Tiemi Hirashima, Marcelo Moreira Candeloro, Sâmara Eliza Feltrin, Vitor Toffoli e Wisley Rodrigo dos Santos.

No primeiro dia de formatura deste ano em Maringá, outros nove alunos receberam a láurea acadêmica. No terceiro dia de colação de grau, no sábado, não houve laureados. Ao todo, a UEM colocou 2.809 novos profissionais no mercado de trabalho da região. Foram 75 em Cidade Gaúcha, 265 em Umuarama, 112 em Goioerê, 299 em Cianorte. Em Maringá, no dia 27, foram 681; no dia 28, 751; e no dia 29, 626 formandos.

O reitor Júlio Santiago Prates Filho, em seu discurso, disse aos formandos que tivessem consciência de que saber usar a informação recebida é tão ou mais importante que deter essa informação e que todo conhecimento deve ser socializado em benefício do bem comum. Sugeriu aos novos profissionais que colocassem em prática algumas ações, como exercitar a reflexão humilde; ser moderador corajoso; caminhar com sabedoria; e compreender que toda submissão deve ser inteligente. Para ele, ser submisso é ser consciente da posição que ocupa, pois isto é essencial para o bem-estar do ser humano. Aconselhou também que os formandos prosseguissem com os estudos, cursando uma pós-graduação. m que os formandos prosseguissem com os estudos, cursando uma pdos.

Na sexta-feira, o secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Figueiredo Nardi, foi o paraninfo geral dos 751 formandos dos centros de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Ciências da Saúde (CCS) e Ciências Biológicas (CCB): 121 novos profissionais de Administração, 154 de Ciências Contábeis, 67 de Ciências Econômicas, 132 de Direito, 64 de Farmácia, 36 de Odontologia, 42 de Enfermagem, 70 de Educação Física e 65 de Ciências Biológicas.

No sábado, os 626 formandos dos centros de Ciências Exatas, Ciências Agrárias e Centro de Tecnologia colaram grau e tiveram a professora do Departamento de Engenharia Química, Gisella Maria Zanin, como paraninfa. Foram 72 formandos de Agronomia, 46 de Zootecnia, 29 de Física, 46 de Química, 29 de Matemática, 14 de Estatística, 63 de Engenharia Civil, 76 de Engenharia Química, 34 de Ciência da Computação, 22 de Informática, 89 de Engenharia de Produção, 35 de Engenharia Mecânica, 35 de Engenharia de Alimentos e 36 de Arquitetura e Urbanismo.