Tem início, nesta quarta-feira, dia 13, na Universidade Estadual de Maringá, o 5º Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História, evento que será realizado em conjunto com a 26ª Semana de História. O objetivo dos eventos é integrar historiadores, professores, alunos de pós-graduação e de graduação dos mais diversos países, promovendo atividades e debates e publicações sobre o atual estado da arte da produção historiográfica.

A conferência de abertura será proferida, hoje, às 19h30, no Anfiteatro Ney Marques, pela professora Helenice Rodrigues da Silva, da Universidade Federal do Paraná, que irá abordar o tema Reflexões atuais sobre a historiografia e a epistemologia da história.

Para o encerramento dos eventos, os organizadores convidaram o cartunista Carlos Latuff, do Rio de Janeiro, que irá ministrar uma palestra sob o tema a Arte do fogo: a charge como arma dos silenciados. A conferência está agendada para a sexta-feira, dia 15, às 19h30, no Ney Marques.

Na programação do Fórum e da Semana ainda estão temas como Populações indígenas, quilombolas e faxinalenses; Futebol e Identidade: tensões entre região e nação; Religiões e religiosidades: possibilidades temáticas, entre outros. Para consultar a programação completa acesse o site www.dhi.uem.br.

A realização é do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UEM. Contato com o Departamento no Bloco G-34 ou pelo fone (44) 3011-4328.