Às vésperas de deixar o cargo de reitor da Universidade Estadual de Maringá, o professor Décio Sperandio entregou uma obra de grande significado para o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Trata-se do Bloco 2, com salas de aula e de atendimento aos acadêmicos, além de um pequeno auditório, que juntos compõem a infraestrutura colocada à serviço do Programa.

Visivelmente feliz com a conquista, a coordenadora do mestrado, professora Sônia Marcon, disse que esse novo espaço chega em um momento importante, coroando a nota 4 obtida pelo Programa, na última avaliação trienal da Capes. E também às vésperas de implantação do curso de doutorado. Marcon disse que esteve, na semana passada, em Brasília, reunida com os avaliadores da Capes, e os indicativos para a aprovação do doutorado são bem promissores. Segundo ela, a entrega do novo bloco ampliam essas chances, pois a disponibilidade de espaço físico próprio está entre as exigências mínimas.

A professora Maria Angélica Pagliarini, chefe do Departamento de Enfermagem, fez questão de destacar o crescimento da graduação, que este ano tem 28 projetos de Iniciação Científica em curso e, para 2011, haverá um incremento de mais três projetos. Pagliarini lembrou que as obras do bloco definitivo da enfermagem (o S-35) já estão em andamento e disse esperar que a próxima gestão da UEM possa entrega-lo o quanto antes.

Com dois andares, o novo bloco inagurado também vai abrigar o Serviço de Medicina e Segurança do Trabalho (Sesmt), que hoje está sob a coordenação do servidor Edvaldo dos Santos Aragão. Ele elogiou as novas instalações, destacando que elas são perfeitamente adequáveis às exigências de um setor que trabalha em benefício da saúde e da segurança do servidor. Segundo ele, é um ambiente agradável, com instalações modernas e seguras. “O que era um sonho, hoje é concreto”, brincou.

O Bloco 2 tem 808 metros quadrados e, ao contrário da maioria das obras dentro da Universidade, foi construído de forma modular. A estrutura básica foi feita por uma empresa especializada e o restante da obra foi executada pela Prefeitura do Câmpus. O projeto arquitetônico leva a assinatura da arquiteta Maria Auxiliadora Landgraf, o projeto estrutural é do prefeito do câmpus, Lourival Zamuner, e o projeto elétrico do engenheiro Edvaldo Nogata.

Sperandio explicou que algumas dificuldades acabaram comprometendo o cronograma inicial da obra. Mas, declarou-se feliz por ter podido fazer a entrega desse Bloco, especialmente porque ele vai refletir positivamente na ampliação do Programa Pós-Graduação em Enfermagem e na melhoria do atendimento na área de segurança do trabalho do servidor da UEM.