As turmas 1 e 2 da Especialização em Prescrição Personalizada de Exercícios Físicos, do Centro de Excelência em Atividade Física do Departamento de Educação Física da UEM, realizou nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, uma mostra de parte da produção de pesquisas sobre prescrição e avaliação de exercícios físicos para indivíduos ou grupos especiais (obesos, diabéticos, atletas, deficientes, idosos, entre outros). O objetivo do evento foi apresentar para a comunidade universitária, produções clínicas na área, de modo a reforçar a importância da aplicação de conhecimentos científicos na prática profissional. 

O evento contou com 36 trabalhos apresentados no formato pôster, os quais foram visitados por alunos e professores ligados à temática da prescrição de exercícios. Um diferencial da especialização foi direcionar o Estado da Arte do conhecimento para a intervenção, capacitando cerca de 70 novos especialistas para atuação no mercado de Personal Trainer, além da possibilidade de estender essa habilitação para outras áreas de atuação.

Um dos ganhos do evento e da especialização, segundo os professores Alexandre Silveira e Giuliano Pimentel, foi capacitar o quadro do CEAF - Centro de Excelência em Atividade Física, que possui alunos da especialização nas turmas de Karatê, Ginástica, Musculação, Hidroginástica e Natação. Desta forma foi possível estabelecer melhoras pedagógicas e técnicas no atendimento à clientela dessas modalidades de exercício, bem como, extra muros universitários, qualificar recursos humanos para atendimento à sociedade. 
 
Em especial, o curso enfocou os conhecimentos para personalizar o programa de treinamento, de forma a atender às características ímpares de cada pessoa. Não por menos, os egressos da especialização relataram que ampliaram sua participação no mercado, de forma mais fundamentada, havendo, inclusive aqueles que se projetaram no campo acadêmico, publicando artigos oriundos das pesquisas de especialização. Uma das participantes da especialização, Luana Mari Noda, relatou que desenvolveu seu trabalho para praticantes de balonismo, tendo obtido sucesso no campo acadêmico (apresentou artigo de sua pesquisa em evento nacional) e no campo profissional (já acompanha balonistas em competições internacionais).