O projeto intitulado O Acervo Biológico do Nupélia como agente difusor do conhecimento científico foi aprovado pelo Edital CNPq/SECIS/MCT/Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa nº 064/2009. A proposta, coordenada por Carla Simone Pavanelli e participação de Andréa Bialetzki, Maria Conceição de Souza e Cláudio Henrique Zawadzki, além de outros servidores e alunos, recebeu R$ 83 mil para bolsistas e custeio.

A proposta visa implementar canais de comunicação entre a comunidade científica e a não científica através do Acervo do Nupélia, composto pelas coleções de peixes, ovos e larvas de peixes e herbário especializado em mata ciliar de rios. Com a implantação do projeto pretende-se criar um portal interativo na internet, realizar oficinas e visitas assistidas de alunos e educadores dos ensinos fundamental e médio de Maringá às coleções do Acervo, para nortear a elaboração de cartilhas educativas a serem distribuídas nas escolas.

A proposta foi aprovada na área de Ciências Humanas do CNPq, por um comitê temático. No total foram contempladas cinco propostas do Estado do Paraná em meio a 108 aprovadas para todo o Brasil.

UEM/ASC

APM – 7/7/10