O ex-prefeito Said Ferreira, falecido, ontem (4), em São Paulo, foi o responsável pela implantação do Hospital Universitário Regional de Maringá e pela criação dos cursos de Odontologia e Medicina na Universidade Estadual de Maringá, em 1988. A Universidade já prestou algumas homenagens ao ex-prefeito, que foi também deputado federal, em reconhecimento pelo papel desempenhado por ele no desenvolvimento da instituição.

Uma dessas homenagens foi no dia 6 de novembro do ano passado, quando foram comemorados os 20 anos de funcionamento do Hospital Universitário. Na ocasião diversas autoridades que ajudaram a construir a história do hospital foram homenageadas e Said Ferreira entre elas. Cerca de 500 pessoas prestigiaram a cerimônia. Também participou o ex-reitor da UEM, Fernando Ponte de Souza. Ele e o ex-prefeito foram os signatários do convênio entre o Município e a Universidade, em 1986, para a implantação do hospital universitário. Emocionado, Ferreira lembrou ter constatado, em 1987, a carência de vagas nos cursos de Medicina e Odontologia no Paraná. Razão pela qual, após uma pesquisa, decidiu consultar o Conselho Universitário da UEM para a criação dos dois cursos. À época, disse ter assumido a responsabilidade, junto com Souza, pela manutenção dos cursos, além do compromisso de construir pavilhões didáticos e a primeira etapa do HU, que seria o Pronto-Socorro, em 1988. A UEM recebeu o apoio de Ferreira quando ele também era deputado, cargo que exerceu em 1991 e 1992. Neste período, ele apresentou emendas ao orçamento da União para o repasse de verba para o hospital universitário e para a Clínica Odontológica da Universidade. Com a criação dos cursos de Medicina e Odontologia, a saúde pública do município seria fortemente beneficiada. O HU, que entrou em funcionamento no dia 20 de janeiro de 1989, e que no início era apenas um Pronto-Socorro, atendendo somente casos de emergência, foi crescendo e se estruturando, passando a oferecer apoio à assistência à saúde de Maringá e região. O reitor em exercício da Mário Azevedo atribui a construção do Hospital Universitário, a criação dos cursos de Medicina Odontologia e as inúmeras ações e mediações feitas por Said Ferreira em favor da UEM como “exemplos da visão de futuro, da justiça, da inteligência, da sensibilidade e da vontade política do grande homem público. A Universidade Estadual de Maringá é eternamente grata a Said Ferreira", diz ele.