Autoridades e homenageados posam para a foto oficial da cerimônia

  
Cianorte, primeira cidade a receber um câmpus regional da UEM, fechou o ciclo iniciado em 13 de maio deste ano, data da primeira solenidade comemorativa aos 40 anos da Universidade. Uma festa que se reproduziu por todos os câmpus da instituição, homenageando diversas pessoas que ajudaram a escrever essas quatro décadas de história da UEM. Veja galeria de fotos.

A solenidade em Cianorte foi realizada no auditório do câmpus na noite desta quarta-feira, dia 30. Foi uma oportunidade para rememorar detalhes sobre a criação daquele câmpus, implantado em março de 1986, com a presença do então reitor Paulo Roberto Pereira de Souza e seu vice- Daniel Domaszak.

Também participaram daquela solenidade de implantação Jorge Moreira da Silva, prefeito na época, professor Quirino Sehnem, primeiro diretor do câmpus, professora Isaura Aparecida Tomarolli Varella, presidente da comissão pró-criação da extensão de cursos de graduação em Cianorte, além de diversas autoridades da cidade e região. Todos esses nomes foram lembrados na solenidade.

O anfitrião da festa, professor Antonio Marcos Flauzinho dos Santos, que há 10 anos é o diretor daquele câmpus, emocionou-se ao falar em público. Lembrou que embora a implantação tenha se dado em 1986, a documentação de criação do câmpus data de 16 de junho de 1985.

As atividades começaram com as graduações em Pedagogia e em Ciências Contábeis, que eram ministradas em um colégio da cidade. Em 1989, o primeiro bloco era inaugurado.

Flauzinho dos Santos também relembrou as dificuldades do triênio 1994/1995/1996, quando o curso de Pedagogia foi suspenso. E salientou o empenho das professoras Dulce Mara e Márcia Maiole para a retomada do curso.

O diretor não deixou de destacar as boas lembranças como a criação dos cursos de moda e design, implantados na gestão da reitora Neusa Altoé, em 2002. Falou também dos cursos ofertados na modalidade a distância. “Nosso câmpus cresceu e para continuar nessa rota é fundamental que a administração central da UEM e classe política ratifiquem o compromisso afirmado na época da criação, há quase 25 anos, e continuem lutando para a ampliação de cursos e melhoria na infraestrutura”, reivindicou o diretor.

Ele fez um agradecimento especial aos servidores técnicos que deram sua contribuição para o desenvolvimento CRC e que, segundo ele, muitas vezes não são percebidos.

Falando em nome do prefeito Edno Guimarães, que por causa de compromissos assumidos não pôde comparecer à cerimônia, a primeira dama de Cianorte, Zoraide Ruiz Guimarães, colocou a prefeitura do município à disposição da UEM.

O professor Clóvis de Souza, atual diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e chefe do Departamento de Ciências Contábeis na época de criação do câmpus, disse que se sentia honrado em participar da solenidade e confessou que se emociona a cada visita que faz no local, pelas histórias vividas e construídas com a sua participação.

Salientou que ninguém foi contrário à implantação de cursos na cidade, o que imperava era o medo de que as dificuldades fossem maiores do que as condições de resolvê-las. “Mas no final tudo deu certo e hoje estamos aqui comemorando uma história construída com muito sacrifício”, disse o diretor, salientando que se fosse necessário repetiria tudo de novo.

O vice-reitor da UEM, professor Mário Azevedo, destacou que a opção pelo modelo multicampi implica em um princípio fundamental: o de que todas as unidades sejam tratadas igualitariamente. E que esse princípio tem norteado as ações da atual administração.

Azevedo relembrou que ao assumir a gestão, há quatro anos, junto com o professor Décio Sperandio, havia um pedido pela gratuidade do curso Normal Superior, ofertado na modalidade a distância. O pedido foi acatado e constituiu uma das primeiras conquistas da gestão.

Segundo o vice-reitor, cada gestão tem feito o seu melhor para o engrandecimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura dentro da Universidade. Dessa somatória de esforços é que foram escritos os 40 anos de história da UEM, hoje, uma instituição com cerca de 50 cursos de graduação, 30 mestrados, 17 doutorados, dos quais dois com nota seis. No Paraná, só quatro cursos de doutorado alcançaram essa nota da Capes e dois estão na Federal.

Um cenário bem diferente do que previa os editoriais dos jornais da capital paranaense quando da criação da UEM, em 1970, e que o vice-reitor relembrou durante seu discurso. “Um desses editoriais, dizia que o governo estava criando mais uma instituição de beira de estrada”, rememorou Azevedo, que preside a comissão que está organizando as comemorações de 40 anos da UEM. “A história tratou de provar o contrário”, falou com orgulho.

“A mesma crítica é feita hoje, com a implantação do câmpus de Ivaiporã. Mas a Universidade é formada por gente ousada, que não tem medo dos desafios”, disse com contundência, sempre reconhecendo que há muito a se fazer para que a UEM continue sendo uma instituição democrática, pertinente e inclusiva. 

Homenagens

Como ocorreu em cada solenidade de comemoração dos 40 anos da UEM, foram prestadas algumas homenagens a pessoas e instituições. Em Cianorte, os homenageados foram: Jorge Moreira da Silva (in memorian), prefeito do município na criação do câmpus. Ele foi representado pelo neto Thiago Henrique Marcas Moreira; a Prefeitura de Cianorte, homenageada na figura do atual prefeito, Edno Guimarães, representado pela primeira dama, Zoraide Ruiz Guimarães, que recebeu a placa comemorativa; os servidores do Câmpus Regional de Cianorte, representados pela servidora Paulina Cardoso de Oliveira; os servidores falecidos do câmpus que são Aparecido Monteiro, Aparecido Cantagallo, Auclidionor Machado e Aparecida Marcianhinha Pinto e que foram representados pelo senhor Maurício Nunes dos Santos, também servidor em Cianorte.

Ainda foram prestadas homenagens aos Departamentos de Ciências Contábeis, Teoria e Prática da Educação, Fundamentos da Educação, Design e Moda. Receberam as homenagens os chefes de cada um desses departamentos, respectivamente, os professores: Edmilson Aparecido da Silva; Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Henrique Manoel da Silva e Cristina do Carmo Lúcio.

Outros homenageados foram: o primeiro diretor do CRC, professor Quirino Sehnem, que foi representado pelo vereador Antonio Marcos, aluno da primeira turma de Ciências Contábeis; e o reitor na gestão 1982 a 1986, época da implantação do CRC, Paulo Roberto Pereira de Souza, que foi representando pelo diretor do CSA, professor Clóvis de Souza.

Pela dedicação e empenho constantes ao câmpus, o professor Antonio Marcos Flauzino dos Santos, recebeu uma justa lembrança, conferida também ao fotógrafo Antonio Carlos Locatelli, que há 35 anos registra a história da UEM pelas lentes da sua máquina. Sempre com talento e sensibilidade inquestionáveis.