O coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Alfredo Pucca Júnior, participou, ontem (14), na UEM, do Curso de Capacitação em Diagnóstico Precoce de Câncer de Boca. Ele falou sobre as ações do Programa Brasil Sorridente em todo o País.

Organizado pela Coordenação Nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Paraná, o evento contou com a palestra da professora da Universidade de Brasília (UnB), Nilce Santos de Melo, doutora em Patologia Bucal.

Dentistas dos municípios que integram a macrorregião noroeste, que trabalham no atendimento direto ao paciente, fizeram o curso, lotando o auditório do Nupélia (Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura).

O curso serviu como treinamento aos dentistas, para que eles fiquem aptos a fazer o diagnóstico precoce do câncer bucal, evitando que as pessoas procurem atendimento com câncer em estágio avançado, o que demanda sequelas e um alto custo no tratamento.

Diversas autoridades prestigiaram a solenidade de abertura, entre elas o diretor-adjunto do Centro de Ciências da Saúde, José Ângelo Pavan (representando a Reitoria da UEM); a chefe do Departamento de Odontologia (DOD) da UEM, Miriam Hidalgo; o secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi (representando o prefeito Silvio Barros); o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, César José Campgnoli; o presidente da Associação Maringaense de Odontologia, Antonio Carlos Cariani; e representantes da Secretaria de Saúde do Paraná.

Após sua participação no evento, Pucca, que é professor do curso de Odontologia da UEM, foi recebido pelo reitor Décio Sperandio, em seu Gabinete. O reitor agradeceu o coordenador pelo trabalho que ele vem realizando no Ministério da Saúde, no sentido de viabilizar recursos financeiros para a Universidade. Sperandio fez um agradecimento especial pela atuação de Pucca na liberação de R$ 500 mil a serem utilizados nas obras da Clínica Odontológica da UEM (bloco S-08).