Começa, nesta sexta-feira (7), o III Encontro Maringaense de Análise do Comportamento (Emac). As atividades serão realizadas até sábado (8), no Auditório do Nupélia, na UEM. A programação desse ano prevê a participação de grandes profissionais e pesquisadores brasileiros que discutirão aspectos teóricos e aplicados da Análise do Comportamento, e questões referentes à filosofia do Behaviorismo Radical.

O evento será aberto, às 9 horas, por José Antônio Damásio Abib, que fará a conferência de abertura Ética consequencialista: felicidade, sobrevivência das culturas e responsabilidade. Em seguida, haverá apresentação dos painéis. À tarde, Andréia Schmidt ministra a palestra O Controle do Comportamento por Instruções; e Yara Kuperstein Ingberman, comanda o minicurso Terapia Comportamental Familiar e de Casais.

No sábado, às 9 horas, Denis Roberto Zamignani e Roberto Alves Banaco, ministram o minicurso Depressão Sob o Prisma da Análise do Comportamento. À tarde, Maria Zilah da Silva Brandão realiza a palestra Psicoterapia para um Mundo Melhor: Contribuições da Clínica Comportamental; e Carolina Laurenti será a responsável pela conferência de encerramento O Behaviorismo Radical é uma filosofia da liberdade?

O Encontro é uma promoção do projeto de extensão Teoria e Técnicas da Análise do Comportamento, do Departamento de Psicologia da UEM. Inscrições e outras informações em www.emac.ueuo.com.