A Rádio UEM FM recebeu hoje (20) a visita do violeiro e professor de música, Paulo Santana, acompanhado do seu aluno Vinicius Morimoto.

Santana iniciou profissionalmente na música aos seis anos, quando começou a participar da fanfarra do Colégio Estadual Branca Mota, em Maringá, embora afirme que a música sempre esteve presente em sua vida

Mesmo reconhecido pelo seu conhecimento autodidata, o violeiro seguiu seus estudos, formou-se em Música Popular Brasileira (MPB) e Jazz pelo maior conservatório musical da América Latina, o Conservatório Musical de Tatuí, São Paulo.  

 

Ao longo da sua vida, Santana aprendeu a executar diversos instrumentos, como, violão guitarra, contrabaixo, cavaquinho, mas foi na viola caipira que encontrou a sua grande paixão. E também foi com a viola que o músico ficou conhecido nacionalmente, sendo inclusive convidado para se apresentar nos principais meios de comunicação do país.  

 

Além dos palcos, Paulo Santana administra suas escolas de música em Maringá e Colorado, onde leciona viola caipira, violão, cavaquinho. Além das aulas de Harmonia e Improvisação, Teoria Musical, Percepção, Arranjo e Repertório. Ele conta que ainda sobre tempo para as apresentações com a sua “Orquestra Maringaense de Viola Caipira”

 

O músico aponta a Internet como sendo o principal meio de divulgação do seu trabalho. “É por meio do meu site e os vídeos no youtube que as pessoas me conhecem e se interessam pelo meu trabalho, afirma.   

 

Já o violeiro Vinícius Morimoto, passou a se interessar pela música caipira por influência do pai, o professsor Paulo Moreira Rosa, um amante nato da cultura caipira. Na Escola, além de aluno, Morimoto ensina outros alunos a tocar violão.

 

O jornalista Paulino Junior e o assessor de Planejamento da UEM, Paulo Moreira Rosa, acompanharam a visita.