O Departamento de Odontologia e a Clínica Odontológica, da Universidade Estadual de Maringá, criaram o Banco de Dentes Humanos (BDH), com o objetivo de documentar a procedência e o destino dos dentes humanos extraídos, evitando que alunos, pesquisadores e professores contribuam, mesmo que involuntariamente, com o comércio ilegal do órgão dentário.

Criado como um núcleo sem fins lucrativos, vinculado à Clínica Odontológica, o BDH também supre uma necessidade de obtenção de dentes que serão utilizados em estudos pré-clínicos pelos alunos de graduação e em pesquisas odontológicas.

 

O Banco serve para coletar, limpar, selecionar, armazenar, preservar, esterilizar, distribuir e documentar os dentes humanos extraídos. Desta forma, o BDH pode apoiar o desenvolvimento e o treinamento das atividades pré-clínicas por alunos e ainda possibilitar a execução de trabalhos de pesquisa científica.

 

Os dentes em estoque serão recebidos da população, cirurgiões dentistas, das clínicas privadas e da própria faculdade, por meio de doações. Ao serem recebidos pelo Banco de Dentes Humanos, estes dentes passam por um processo de desinfecção e são fornecidos aos alunos, a pedido das disciplinas, e aos pesquisadores, após a aprovação da pesquisa por um Comitê de Ética.

 

Para fazer a doação, o interessado deve, após a limpeza em água corrente, armazenar o dente preferencialmente imersos em água de torneira ou água destilada. Na impossibilidade de armazenamento em água, o dente poderá ser transportado seco. É preciso evitar o uso de álcool, água oxigenada, água sanitária ou qualquer outra solução e produtos químicos. Qualquer dente extraído pode ser doado, mesmo que esteja quebrado ou totalmente cariado. Ao encaminhar o dente ao BDH da UEM, o doador deve preencher um formulário.

 

Embora o Banco esteja realizando o processo de conscientização de pacientes da Clínica e de profissionais dentistas, para que eles decidam fazer a doação, e conte com recursos humanos, ainda é necessário melhorar a estrutura física e obter equipamentos para um efetivo funcionamento do BDH.

 

O endereço do Banco de Dentes Humanos é na Clínica Odontológica, localizada à avenida Mandacaru, 1.550. Contatos também poderão ser feitos pelo telefone (44) 3011-9061, com Samira ou Ângela, ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..