Começa nesta terça-feira (16), às 8 horas, o curso de Geoprocessamento. Essa é uma das atividades que fazem parte de uma série de eventos ligados à apicultura e promovidos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). A coordenadora da iniciativa, a professora Lucimar Pontara, disse que o curso permitirá que os apicultores se organizem para futuros programas de rastreabilidade. As aulas serão ministradas até sexta-feira (19), no Núcleo de Processamento de Dados da UEM. Os interessados devem possuir conhecimento básico de informática e indumentária de apicultor. As vagas são limitadas.

O restante da programação será desenvolvido no sábado, dia 20, a partir das 8h30, na Associação dos Docentes da UEM (Aduem), Rua Itamar Orlando Soares, 305. Os maiores nomes da apicultura estarão no V Encontro Paranaense de Apicultura, I Fórum de Georeferência Apícola do Paraná, II Simpósio Estadual de Polinização e a I Mostra Técnico-Científica e de Inovações Apícolas.

O destaque dos eventos é a discussão de estratégias para o desenvolvimento da georeferência visando à futura rastreabilidade. Serão debatidos temas como Ações da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) no Cenário Nacional e Internacional; Georeferenciamento e Rastreabilidade Agrícola; Abelhas: polinizadoras de um desenvolvimento ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo; Sanidade Apícola e o Desaparecimento das abelhas: o grande desafio. Ainda estão previstas assembleia geral da Federação Paranaense de Apicultores (Fepa) e exposição de casos de sucesso na área por meio de banners.

As inscrições podem ser feitas até o dia 19, a uma taxa de R$ 15, 00 para apicultores e estudantes e de R$ 20,00 para os demais. Outras informações pelos fones 9967-1033, 8936-8967 e 3011-4919, sites www.dzo.uem.br/vencontroparanaensedeapiculturapr.2010 e www.brasilapicola.com.br/v-encontro-paranaense-de-apicultores ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..