Terá início, na segunda-feira (15), no hall da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá,a exposição Imagens em 3D: conhecendo o corpo de forma fácil – alertas!, com material cedido pela Telemedicina da USP, numa parceria com a UEM, por meio da Assessoria de Comunicação Social, Museu Dinâmico Interdisciplinar, BCE, Departamento de Odontologia e o Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

A alusão ao temas Alertas, do título da exposição, refere-se à abordagem de assuntos como drogas, tabagismo, álcool, culminando com os cuidados do corpo.
Na exposição, prevista para terminar no dia 30 de abril, será utilizada a série educacional da Edição Ouro do Projeto Homem Virtual, que estimula e facilita o aprendizado de conceitos de biologia e de medicina, que posteriormente se transformarão em uma exposição permanente no Mudi.

De lá, a exposição também percorrerá os câmpus regionais, dentro da Semana de Comemoração dos 40 anos da UEM em cada câmpus .

O trabalho aposta na tecnologia 3D e nas mensagens complementares e desafiadoras dos painéis. A série educacional do Projeto Homem Virtual é uma ferramenta multimídia adaptada à formação dos estudantes do ensino fundamental e médio, e também dos universitários de todas as áreas.

Os painéis, os vídeos e o uso de informática referem-se aos Ambientes Interativos de Aprendizagem, no qual o estudante aprenderá mais e será estimulado a construir o próprio conhecimento.

Essa linha de pensamento conduziu à proposta de realização deste trabalho, no qual será possível, com a utilização do Homem Virtual, propiciar o aprendizado utilizando ferramentas que auxiliam no processo de comunicação, como cenários, iluminação, vídeos e painéis.

Estes, com sequências de imagens dinâmicas do Homem Virtual e da série Juventude, mostram temas considerados relevantes para a saúde nas escolas e comunidades.

O Homem Virtual consiste no desenvolvimento de imagens tridimensionais das estruturas do corpo humano, utilizando recursos da computação gráfica, aliado aos projetos de diversas áreas.

Reproduzem os componentes do organismo humano, desde moléculas a músculos, e apresentam o conhecimento científico de maneira objetiva, simples e rápida. Estas características tornam o Homem Virtual uma moderna ferramenta educacional.

De forma complementar, será utilizado, na exposição, material do acervo do Mudi. A coordenadora do evento é a professora Josiane Medeiros de Mello, do Museu Dinâmico Interdisciplinar. Outras informações pelo telefone 3011-4930/4940.