Célia Regina Tavares posa para foto junto com a secretária Lygia Pupatto e com o reitor da UEM, Décio Sperandio / Foto: Joka Madruga/Seti A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior entregou, na noite desta segunda-feira (8), em Curitiba, a segunda edição do Troféu Mulheres de Ciência Glaci Zancan. De acordo com a secretária Lygia Pupatto essa é uma data especial para que a sociedade paranaense expresse sua gratidão às homenageadas. “Nesta segunda edição do troféu Mulheres de Ciência Glaci Zacan optamos por premiar as pesquisadoras que buscam soluções para as questões voltadas à preservação ambiental. Tenho orgulho de contar com um grupo de mulheres dessa qualidade, que enfrentam o desafio mundial de repensar a atual matriz energética e outros assuntos relacionados ao meio ambiente”, afirmou.

A premiação fez parte das comemorações ao Dia Internacional da Mulher e tem como objetivo enaltecer e valorizar as cientistas e educadoras que contribuíram para o avanço da ciência, da tecnologia e participam do processo de estruturação e consolidação das instituições de ensino e de pesquisa paranaenses.

Vinte e oito mulheres receberam o troféu, entre elas a professora Célia Regina Granhen Tavares, da Universidade Estadual de Maringá. Mestre e doutora em engenharia química, Célia Granhen atua nas áreas de engenharia química e engenharia sanitária e ambiental, com ênfase em técnicas avançadas de resíduos sólidos.

O Troféu Mulheres de Ciência é uma demonstração de admiração e respeito à pesquisadora Glaci Zancan, pelo conjunto de sua obra e pela árdua batalha para criar e consolidar o Fundo Paraná de Apoio à Ciência e Tecnologia, hoje em pleno funcionamento e administrado pela Secretaria. Além de contribuir para o avanço da pesquisa nacional como cientista e como liderança acadêmica respeitada, Glaci defendeu a importância da ciência para o desenvolvimento socioeconômico do País. 

 

Fonte: AEN-PR

Foto: JoKa Madruga/Seti