O trabalho de integração entre a educação básica e o ensino superior ganhou um importante reforço nesta quinta-feira (4), quando o governador Roberto Requião inaugurou, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o primeiro prédio do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) no Paraná.

Veja galeria de fotos

O prédio vai abrigar as atividades desenvolvidas pelos professores da UEM para capacitar professores da rede estadual de ensino (de 5 à 8ª série e do ensino médio) por meio de cursos e orientações. Trata-se de um processo de formação continuada, voltada para a melhoria da qualidade da educação básica. Ligado à Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o PDE na UEM é coordenado pela professora Marta Sforni. Para o reitor Décio Sperandio, a cooperação do ensino superior com a educação básica sempre foi um grande desafio, mas que, agora, a Universidade está superando, inclusive por meio de outros projetos na instituição. Na opinião dele, o PDE, da Secretaria Estadual de Educação (Seed), vem consolidar esta integração, em parceria com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A secretária de Educação do Paraná, Yvelise Arco-Verde parabenizou a Universidade pela condução do Programa e elogiou a participação dos professores da educação básica. Conforme ela, por meio do PDE, o governo conseguiu superar “alguns problemas cruciais” na educação brasileira, como a divisão entre o nível superior e o básico. De acordo com Yvelise, o PDE também objetiva valorizar o trabalho do professor como profissional da educação. A secretária disse que o prédio do PDE simboliza a luta e a garra de um governo preocupado com a política educacional de qualidade. A secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, enalteceu os investimentos públicos feitos pelo governo Requião, observando que os resultados da política direcionada à ciência e tecnologia serão colhidos a longo prazo, beneficiando principalmente a população paranaense. Referindo-se à importância do PDE, afirmou que o ensino público de qualidade é que coloca um País na vanguarda do mundo. De acordo com ela, o investimento das pessoas foi a maior obra do atual governo do Estado, com ênfase na readequação de carreiras, reajustes salariais e atendimento às reivindicações estudantis. Lygia também disse que o primeiro prédio do PDE foi construído na UEM porque ela foi a Universidade que apresentou primeiro o projeto requisitado pelo governo. Segundo ela, o projeto ficou tão bom que será adotado em outras universidades paranaenses. O governador explicou que o PDE surgiu a partir de uma visão crítica da área de ensino. Segundo Requião, a solução encontrada foi providenciar a formação continuada dos professores. Ele considera os professores a “alma” do Programa e afirmou que está enviando um projeto de lei para a Assembléia Legislativa visando tornar PDE uma política de Estado. Durante a cerimônia, o governo, por meio da Sanepar, assinou duas ordens de serviço com a Caixa Econômica Federal, para a ampliação do sistema de captação de água e ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto em Maringá. A solenidade reuniu, ainda, entre outras autoridades, o diretor de investimentos da Sanepar, Heitor Silva; os deputados estaduais Enio Verri, Doutor Batista, Luiz Nishimori, Wilson Quinteiro e Antonio Teruo Kato; o deputado federal Odílio Balbinotti; o vice-reitor da UEM, Mário Azevedo; o chefe de Gabinete da Reitoria, Júlio Santiago Prates Filho; o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos Gomes; o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alcibiades Luiz Orlando; o diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), Antonio Alpendre da Silva; a professora Cleuza Piccinin (representando o deputado federal Ricardo Barros); o coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Bruno Henrique Neves; pró-reitores da UEM, assessores, diretores de centros e chefes de departamentos.