O reitor Décio Sperandio e o vice Mario Azevedo lançaram, nesta quarta (16), um projeto que tem como objetivo manter egressos “linkados” à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Trata-se do Conexão UEM: programa para formandos e ex-alunos. A solenidade fez parte da reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa da UEM e foi realizada, à tarde, na sala dos conselhos superiores, localizada no térreo da Reitoria.

O Conexão é vinculado a Pró-Reitoria de Ensino. Conta com o apoio dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) e Empresas Juniores da UEM. Segundo a pró-reitora de Ensino da UEM, Ednéia Rossi. A principal ferramenta do Programa é o site www.conexao.uem.br, que está em teste e deve ser entregue efetivamente em março de 2010.

O Conexão é, na verdade, um elo de comunicação e de promoção de oportunidades. O Programa busca estabelecer um vínculo permanente e continuado com alunos formandos e formados pela UEM, configurando-se numa ferramenta geradora de oportunidades de inserção profissional, ao mesmo tempo em que disponibiliza às organizações acesso a um banco organizado de profissionais qualificados por esta Universidade. “O Sistema, executado por um grupo de alunos das empresas juniores oferece aos empregadores a oportunidade de filtrar as informações que lhes são mais importantes, facilitando o encontro de pessoas com o perfil desejado pela empresa”, completa a professora Ednéia. Ela garante que com a entrega do Conexão a PEN cumpre um dos compromissos que a atual Administração se propôs. “Falta, agora, organizarmos o Núcleo de Apoio Didático-Pedagógico, uma reivindicação dos professores”, esclarece a pró-reitora.

O reitor Décio Sperandio comentou que a Universidade deve ter compromisso com aqueles que estão excluídos do acesso ao ensino superior; trabalhar para manter na sala de aula aqueles que conseguiram ingressar nas instituições; e deve atuar como interlocutor entre os formandos e o mercado de trabalho. “Esse é o papel do Programa Conexão que é muito mais que um banco de dados, mas uma forma de valorizar aqueles que são formados na UEM junto ao mercado de trabalho. Todos nós precisamos apoiar esta iniciativa e o que podemos fazer efetivamente para isso é ajudarmos na divulgação”, concluiu Sperandio.

Podem participar do Conexão UEM todos aqueles que concluíram algum curso de graduação na Instituição ou que estejam cursando o último ano de seu curso. O cadastro pode ser feito por meio da página na internet, que tem também álbum de fotos, mural de recados e depoimentos. Para usufruir do Programa é necessário que o usuário faça seu cadastro, armazenando seus dados pessoais. Alguns destes dados são de preenchimento obrigatório, enquanto que outros são optativos. Para mais detalhes, acesse o www.conexao.uem.br.