O uso indiscriminado e abusivo do metilfenidato preocupa porque pode mascarar a verdadeira causa da agitaçãoOs organizadores da décima sexta edição da Semana de Pedagogia da UEM convidaram uma pedagoga e uma pediatra da Universidade Estadual de Campinas para um debate bem atual, sobre o aumento acelerado de diagnósticos de crianças hiperativas e o correspondente uso, às vezes indiscriminado, de medicamentos para tratamento de Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

As duas participam de uma mesa-redonda, logo após a abertura do evento, nesta terça-feira, dia 6, às 19h30. A presença cada vez maior dessa medicalização levanta o debate sobre a questão no âmbito acadêmico: esse excesso não poderia apontar erros de diagnóstico? Ou ainda, não poderia refletir a pouca habilidade de educadores em lidar com “dificuldades de aprendizagem”? A partir disso, a idéia de que o fracasso escolar possa ser resolvido com medicamentos não seria o mais óbvio? Nesse caso, o peso do fracasso não recai sempre sobre a criança? A tendência em patologizar toda e qualquer dificuldade de aprendizagem não permite tomar o problema apenas como biológico, silenciando outras dimensões da vida social?

São muitos os questionamentos, mas o fato é que o uso indiscriminado e abusivo do metilfenidato para a melhoria das condições de aprendizagem preocupa pelos riscos colaterais e também porque eventualmente mascara a verdadeira causa da agitação.

O debate abre a Semana que terá outros pesquisadores convidados para debater questões ligadas ao tema central do evento: A Formação do Professor e Intervenções Pedagógicas Humanizadores.

A professora Elma Júlia Gonçalves de Carvalho, coordenadora geral do evento, enfatiza que numa sociedade cada vez mais competitiva e individualista, trazer para o debate educacional essa temática é importante quando se almeja uma educação voltada para o desenvolvimento humano.

A Semana de Pedagogia será realizada de 6 a 9 de outubro, junto com o 4º Encontro de Pesquisa em Educação e a 2ª Jornada de Gestão Escolar. A abertura será no salão paroquial da Igreja Santa Maria Goretti, com entrada pela Avenida Colombo, em Maringá, ao lado do Sesc.