A Universidade Estadual de Maringá participará do projeto Lavouras do Brasil, o primeiro reality show do agronegócio brasileiro, idealizado pelo Canal Rural e com parceria técnica da Embrapa. Serão acompanhadas quatro lavouras no Brasil. Na região de Maringá, as câmeras serão ligadas a partir de 15 de outubro na Fazenda Ouro Branco, de Sebastião Pitarelli, em Iguaraçu. Nesse dia, começa a semeadura de soja. O desenvolvimento da cultura será acompanhado por seis meses por equipe da UEM e parceria da Cocamar.

Segundo o coordenador local do projeto, Alessandro de Lucca e Braccini, em cada região, haverá uma equipe formada por professores e alunos de universidades parceiras, que poderão implementar seus conhecimentos, técnicas e inovações tecnológicas na cultura de soja. Explica que, pela proposta, agricultores, produtores, empresários, comerciantes, investidores e homens do campo poderão acompanhar as atividades 24 horas por dia, pelo site http://lavourasdobrasil.ning.com/. Além disso, terão acesso a análises detalhadas sobre o universo da cultura, incluindo orientações técnicas, meteorológicas e de mercado.

Além de Iguaraçu, região de Maringá, integram o projeto propriedades rurais de Passo Fundo (RS), Rio Verde (GO) e Campo Verde (MT). Em Maringá, o projeto foi lançado no dia 23 deste mês, com participação de quatro especialistas no assunto do Departamento de Agronomia da UEM: Braccini, Ednaldo Michellon, Telmo Tonin e Cássio Tormena.