O professor Juan Irache, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Navarra, na Espanha, está em Maringá desde segunda-feira (17). Ele veio para prestar assessoria na área de nanotecnologia aplicada ao desenvolvimento de novos medicamentos a professores da UEM e falar com alunos do Programa de Pós-Graduação em Química (PQU). Na próxima semana, Irache desenvolve as mesmas atividades na Unioeste. Além disso, está agendada uma visita à indústria farmacêutica Sandoz, em Cambé, e à UEL, na quarta-feira (26).

A vinda de Irache foi possível graças ao projeto Oligopolissacarídeos no Desenvolvimento de Novos Sistemas Terapêuticos, coordenado por ele e pelo professor Edgardo Gomes Pineda, da UEM. O projeto foi aprovado pela Capes/Brasil e DGU/Espanha e permitirá a realização de missões de trabalhos e de estudos nos dois países e que alunos possam desenvolver o doutorado sanduíche. Ainda fazem parte dele os professores Ana Adelina Winkler Hechenleitner, Nilza Buttow e Osvaldo Albuquerque Cavalcanti.

O intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos da UEM e da Universidade de Navarra é comemorado pelo PQU, que entra em fase de internacionalização. Além desse, a UEM também teve o projeto do professor Mauro Ravagnani aprovado pela Capes e DGU.