A partir desta semana, os maringaenses terão mais uma opção para adquirir medicamentos a preços acessíveis. A Farmácia Popular do Brasil na Universidade Estadual de Maringá será inaugurada amanhã (13), às 17 horas. Ela está localizada no anexo do bloco Q-04, ao lado da Farmácia-Ensino, num espaço de 102,82 m². A iniciativa é uma parceria entre o governo federal/Ministério da Saúde e a UEM.

O estabelecimento disporá de 97 medicamentos classificados como essenciais e constantes da Rename (Relação Nacional de Medicamentos), enviados pela Fiocruz. Os remédios da atenção básica atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população. Vão estar à disposição produtos para hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses, além de medicamentos contra cólicas, enxaqueca, queimadura, inflamações. Os anticoncepcionais também serão disponibilizados a preços bem mais acessíveis.

Segundo a professora Raquel Soares Tasca, executora do convênio de implantação da Farmácia Popular na UEM, já foram contratados dois farmacêuticos, dois técnico-administrativos e um vigia para o início das atividades. Além disso, a farmácia contará com oito bolsistas do 4º ano de Farmácia. O pessoal está passando por treinamento até esta sexta-feira. Ticiane de Camargo, de Curitiba, repassa noções sobre atendimento, funcionamento do sistema de informática utilizado, orientações ao público e questões administrativas. 

O atendimento é voltado para as pessoas que apresentarem a prescrição médica e será feito de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas (sem intervalo) e aos sábados das 8 às 12 horas. O farmacêutico responsável será Ivens Camargo Filho. O telefone da Farmácia é 3261-1398.