A UEM criou um comitê de monitoramento sobre a Gripe A (H1N1), com o objetivo de orientar a comunidade universitária sobre as condutas que devem ser adotadas em casos de suspeita da doença e informar as medidas de prevenção para evitar a transmissão da Gripe Suína. O comitê reúne representantes do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Pró-Reitoria de Ensino, Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, Diretoria de Serviços e Manutenção, Assessoria de Comunicação Social, e da Assessoria para os Câmpus Regionais.

O comitê adotou como estratégias promover reuniões para dar esclarecimentos sobre a nova gripe. Hoje (4) à tarde, na sala dos Conselhos Superiores, o comitê fez uma apresentação sobre a doença para os coordenadores de colegiado de curso de graduação e de pós-graduação, chefes de departamento, diretores de centro, direção do Núcleo de Educação a Distância, e representantes dos câmpus extensão.

Amanhã, as informações serão repassadas às chefes da zeladoria. Além de dar informações, durante os encontros os membros do comitê também esclarecem as dúvidas dos participantes.

Por meio destas ações, o comitê pretende formar agentes multiplicadores. A idéia é que as pessoas que participam das reuniões repassem as informações para as pessoas lotadas nos setores em que trabalham.

Outra estratégia foi elaborar um comunicado, em distribuição na UEM, no qual o comitê fornece várias informações sobre a doença, dirigidas aos alunos, professores e funcionários. Trata-se de também de uma medida voltada para a organização do reinício das aulas, suspensas na semana passada.

De uma maneira geral, o documento, além de fornecer informações sobre a Gripe A (H1N1), enumera medidas necessárias de prevenção da transmissão, lista medidas administrativas para reduzir o risco de ocorrência de casos graves da nova gripe, e orienta sobre as condutas adequadas frente a situações práticas.

O comitê foi criado por decisão do reitor Décio Sperandio e do vice-reitor Mário de Azevedo, visando à colaborar com as ações do Estado para evitar o alastramento da transmissão do vírus da Gripe A (H1N1).