Foi lançado, sexta-feira (5), na UEM, pelo núcleo local do Observatório das Metrópoles, um trabalho inédito, que irá auxiliar os prefeitos na formulação das políticas públicas em regiões específicas da cidade ou do município que compõe a Região Metropolitana de Maringá. O trabalho reúne uma coleção em CD-Rom sob o título Como andam as Metrópoles e traz um diagnóstico detalhado de cada município pesquisado, integrante da Região Metropolitana de Maringá. O material traz dados como idade e índices de escolaridade da população, mapeamento da violência, indicadores de saneamento básico e outros dados socioeconômicos.

Junto com a coleção foi lançado e distribuído o livro Como Andam Curitiba e Maringá que faz uma análise de todos os dados apresentados nos CD’s da coleção. Sob organização da socióloga e professora Ana Lúcia Rodrigues, coordenadora e pesquisadora do Observatório das Metrópoles – Núcleo de Maringá –; e da geógrafa Rosa Moura, pesquisadora do Ipards e coordenadora do Observatório das Metrópoles – Núcleo de Curitiba. A publicação traz uma análise sociourbana das duas regiões quanto às suas desigualdades sociais e urbanas, levando em conta dados de migração, renda e trabalho, habitação, saneamento, violência, educação, mobilidade e transporte, desempenhos institucional e fiscal, entre outros.

O lançamento do material foi realizado na sala dos Conselhos Superiores, prédio da Reitoria da UEM, e contou com a presença do reitor Décio Sperandio; do vice-reitor Mário de Azevedo; e de diversos prefeitos dos municípios que integram a Região Metropolitana de Maringá.

Baseados no censo demográfico de 2000, os dados estão mapeados e tabulados por setor da cidade, com no máximo 350 moradias cada. São tabelas e mapas que servirão como ferramentas de auxílio ao prefeito e sua equipe. “A proposta é que esse material ajude no planejamento de cada município e também para que o administrador possa começar a pensar numa política para a região metropolitana”, diz a coordenadora local do Observatório das Metrópoles, professora Ana Lúcia Rodrigues. Ela ressaltou a importância do estudo e conhecimento dos processos de metropolização na elaboração de projetos de políticas metropolitanas e urbanas.

O coordenador da região metropolitana de Maringá, José Augusto Felipe, destacou o papel relevante que o Observatório tem e propôs a unificação das organizações que dizem respeito à metropolização e processos urbanos, para que os mesmos possam cooperar entre si e desenvolver melhores trabalhos.

Décio Sperandio disse que a universidade pública vai atuar cada vez mais no desenvolvimento das políticas e que essa cooperação do Observatório vai proporcionar aos municípios dados científicos e detalhados que vão ajudar na realização de projetos fundamentados, possibilitando o bom uso do dinheiro público.

Todo o material foi distribuído entre os prefeitos e representantes das administrações locais e de entidades da sociedade civil. O conteúdo de cada CD-Rom está disponível para download no site www.cch.uem.br/observatorio. Entidades interessadas em adquirir o material pode entrar com a equipe do Observatório pelo fone 44 3261 4287.