A UEM foi a vencedora dos 49º Jogos Universitários do Paraná (Jup’s), encerrados nessa quarta-feira (3), em Guarapuava. A instituição liderou a competição desde a disputa das primeiras modalidades, a partir de sexta-feira (29), o atletismo, a natação, o judô e o xadrez, até as últimas, basquete, futsal, handebol e vôlei. Somou 123 pontos contra 98 da Faculdade Dom Bosco, de Curitiba, em segundo lugar, e 85 da Faculdade Guairacá, de Guarapuava, em terceiro.   O título anterior da UEM havia sido em 2007, em Palmas, e no ano passado deixou escapar o bicampeonato por 10 pontos, em Paranavaí, perdendo a primeira posição para a Faculdade Dom Bosco, no último dia de disputa. Na foto, o professor Alexandre M. da Silveira recebe o troféu pela equipe campeã.  

“A Universidade de Maringá está de parabéns pela reconquista do título. Há tempo vem mostrando que leva o esporte a sério, preparando bem as suas equipes. Isso é muito bom para o Paraná. Ajuda a elevar o nível técnico de nossas competições com as outras instituições”, destacou o diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.  

A principal conquista da UEM foi o primeiro lugar no judô (masculino). O que garantiu a primeira colocação na classificação geral foram as posições intermediárias, a partir da segunda colocação. Com a segunda maior delegação, 133 membros, participou de todas as modalidades, menos das disputas femininas do handebol e do vôlei. Somou pontos em todas as modalidades.  

Participaram dos 49.º Jogos Universitários do Paraná (Jup’s) 23 instituições de ensino superior, com mais de 1.500 atletas e dirigentes. Apenas duas não conseguiram pontos na classificação geral: a Faculdade de Ciências e Letras (Fafiman), de Mandaguari, e a Faculdade do Noroeste Paranaense (Fanp), de Nova Esperança.   Nas modalidades coletivas os campeões estão classificados automaticamente para representar o Paraná nas Olimpíadas Universitárias, de 14 a 23 de agosto, em Fortaleza, no Ceará. Já nas modalidades individuais os que alcançaram os melhores índices nas provas serão convidados a critério da Federação Paranaense de Desportos Universitários.

 Colocação da UEM nas diferentes Modalidades

2.º lugar - Atletismo - Masculino; 3.º lugar - Futsal - Masculino; 2.º lugar - Handebol - Masculino; 2.º lugar - Judô - Feminino; 1.º lugar - Judô - Masculino; 2.º lugar - Natação - Feminino; 2.º lugar - Natação - Masculino; 2.º lugar - Vôlei - Masculino