Dois convênios foram assinados na sexta-feira, dia 22, beneficiando a Universidade Estadual de Maringá. A assinatura contou a presença do Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo; da secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto; do secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Ênio Verri e do reitor da UEM, Décio Sperandio.

Um dos convênios diz respeito ao repasse da quarta e última parcela do montante de cerca de R$ 16 milhões que o Governo do Paraná destinou à UEM para obras de infraestrutura. Os recursos, repassados ao longo dos últimos quatro anos, serviram para erguer 6 novos blocos dentro da Universidade, cada um com cerca de 3,5 mil metros quadrados, solucionando um antigo problema de falta de espaço físico dentro da Instituição, agravada com a criação de cursos a partir 2000, além do crescimento natural da Universidade.

Outros três blocos serão inaugurados em breve e com a nova parcela, no valor de R$ 4.9 milhões, outros quatro blocos serão erguidos, segundo informou o reitor Décio Sperandio. Ele ainda destacou que, além desses, mais sete blocos serão construídos, esses com recursos do Programa Universidade em Movimento, da Seti. “Com isso, concluímos essa fase de construções”, adianta o reitor, atribuindo ao empenho dos dois secretários presentes uma parte importante para o recebimento desses valores. “Tenho sorte de minha gestão coincidir com o mandado da secretária Lygia Pupatto e do secretário Ênio Verri, que são na origem dois professores universitários, que compreendem e são sensíveis às causas da Universidade”, disse.

Ao falar sobre o repasse da parcela, a secretária da Seti, salientou que o convênio representa a honra de um compromisso assumido há quatro anos pelo governador Roberto Requião, de repasse de cerca de R$ 75 milhões para as instituições públicas de ensino superior do Paraná. “Sei que houve muita desconfiança que esse dinheiro não chegaria ao seu destino, uma desconfiança natural de quem estava acostumado a ver promessas semelhantes se perderam no esquecimento. Mas o Governo do Paraná provou que honra os compromissos assumidos”, frisou a secretária.

O Ministro Paulo Bernardo, junto com os dois secretários e o reitor da UEM, assinou outro convênio, com repasse de R$ 1,5 milhão para serem investidos no Projeto de Acessibilidade das Instalações Educacionais. O Projeto é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná e propõe ações que garantem o acesso a pessoas com necessidades especiais às instituições de ensino superior públicas. O objetivo é a realização de reformas para a adequação dos espaços físicos e a aquisição de material didático específico para a acessibilidade.

Os recursos são provenientes de emendas parlamentares da bancada do Paraná, na Câmara dos Deputados, de fundos dos ministérios da Educação e do Planejamento, além de verbas do governo do Paraná e das secretarias do Planejamento e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Paulo Bernardo falou da relevância do Projeto de Acessibilidade, o qual irá abrir as portas da Universidade para cadeirantes e portadores de outras necessidades especiais. “Essa é uma demanda das IEES, por conta da qual elas estavam inclusive na mira do Ministério Público, que há tempos vinham cobrando medidas efetivas”, declarou ele, explicando que o convênio prevê repasse de igual valor para todas as universidades estaduais do Paraná, além de um montante menor para as faculdades isoladas.

Segundo o ministro, iniciativas como essa, são importantes na construção de uma grande nação igualitária com oportunidades para todos. Paulo Bernardo disse ainda que a certeza de que esses recursos são de extrema necessidade, veio com a informação da psicóloga Romilda Araújo, de que a UEM conta com menos de 15 alunos com necessidades especiais. Professa do DPI e acadêmica do curso de Filosofia, além de representante do CVI (Centro de Vida Independente), Romilda Araújo é cadeirante e vive, no dia-a-dia, as limitações que a falta de elevadores e outras estruturas de acessibilidade lhe impõe. Junto com Edvan Dias de Souza, também membro do CVI, ela foi uma das convidadas de honra da solenidade.

Paulo Bernardo disse esperar que a partir das novas obras, tais limitações não mais existam dentro das universidades paranaenses, facilitando o acesso ao conhecimento de pessoas como a psicóloga Romilda Araújo.

Os recursos do Projeto serão aplicados na instalação de elevadores, plataformas verticais e rampas de acessos nos diferentes blocos da UEM, além da compra de ônibus adaptados a cadeirantes e aquisição de materiais didáticos, como computadores, impressoras e máquinas de escrever em braile.

O Projeto também recebeu elogio da secretária da Seti, que agradeceu aos deputados paranaenses pela emenda de bancada, que foi o ponto de partida do presente convênio. Também destacou o apoio decisivo do ministro do Planejamento para liberação dos recursos.

O secretário Ênio Verri, ao falar da importância do Projeto, disse que “não há igualdade se as minorias não tiveram as mesmas oportunidades”.

A cerimônia de assinatura dos convênios ainda reuniu o prefeito de Maringá, Silvio Barros, o vereador Humberto Henrique, o presidente da Fundação Araucária, Tarcísio Pires Trindade, além de assessores, diretores de centro, professores e servidores técnicos da UEM.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv