O reitor Décio Sperandio, da Universidade Estadual de Maringá, empossou os integrantes das três comissões que fazem parte do Comitê de Ética Ambiental (Pró-Ambiente), no dia 11, e deu início aos trabalhos das três comissões que fazem parte do Pró-Ambiente, conforme audiência pública realizada em 26 de setembro de 2008 para tratar da questão da periculosidade. São elas a Comissão de Proteção contra Riscos Radioativos, a Comissão de Proteção contra Riscos Biológicos e Químicos e a Comissão de Proteção e Educação Ambiental.

O Pró-Ambiente foi criado, em dezembro de 2008, com o objetivo planejar, coordenar e avaliar a política ambiental da UEM e as atividades a ela atinentes; analisar e aprovar previamente os procedimentos de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços a serem desenvolvidos na Instituição, envolvendo impactos sobre o meio ambiente e a saúde pública, quanto aos aspectos éticos e a relevância do propósito científico e/ou didático. O Comitê também se manifestará previamente sobre a concessão do pagamento do adicional de periculosidade.

A Comissão de Proteção contra Riscos Radioativos é composta pelos professores Adelar Bracht (DBQ – presidente), João Mura (DFI), Antonio Carlos Saraiva da Costa (DAG), Andrea Paesano Júnior (DFI) e Lílian Vessoni Iwaki (DOD). A Comissão de Proteção contra Riscos Biológicos e Químicos é presidida pelo professor Eduardo Radovanovic (DQI) e conta também com os professores Marcos Luciano Bruschi (DFF), Eliezer Rodrigues de Souto (DAG) e Carlos Moacir Bonato (DBI) e com o engenheiro químico João Walker Damasceno (DEQ).  A Comissão de Proteção e Educação Ambiental é presidida pelo professor Ernani Abicht Basso (DQI) e conta com os professores Ana Lucia Falavigna Guilherme (DAC) e Lauro Vargas Mendez (DZO), com a engenheira química Elenice Tavares Abreu (DEQ) e a bióloga Andréa Bialetzki (Nupélia).

Na próxima reunião, prevista para quinta-feira (19), serão escolhidos os nove integrantes do Comitê de Ética Ambiental dentre os 15 que fazem parte das três comissões. As informações sobre o Pró-Ambiente, as três comissões e sobre solicitação e tramitação do adicional de periculosidade estão descritas na Portaria 1365/2008-GRE, de 8 de dezembro de 2008, que criou o Pró-Ambiente. Já a nomeação dos integrantes das três comissões está nas Portarias 1366, 1367 e 1368/2008-GRE.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv