A Universidade Estadual de Maringá colocou mais 598 novos profissionais na região neste final de semana. Em Cidade Gaúcha, no dia 30, foram 266 formandos dos cursos de Engenharia Agrícola e Normal Superior, tendo como paraninfo o ex-diretor do Câmpus do Arenito, Oélcio José Stipp. Em Cianorte, no sábado (31), receberam seus certificados 332 formandos de Ciências Contábeis, Pedagogia, Design, Moda e Normal Superior, tendo como paraninfa a bibliotecária Márcia Regina Paiva.

Em seu discurso em Cidade Gaúcha, o vice-reitor Mário de Azevedo comparou o diploma como um novo registro de nascimento e destacou que os formandos estavam recebendo o diploma da melhor universidade do Paraná e uma das 20 melhores do Brasil. Lembrou que a UEM está à frente no desenvolvimento regional, por isso, está em todos os câmpus regionais. Orientou os novos profissionais a continuarem os estudos, a cursarem uma pós-graduação.

Azevedo apontou que vivemos um momento crítico e de oportunidade e que não devemos nos diminuir na crise. Para ele, é nesse momento em que a universidade demonstra suas força. Aproveitou a ocasião para chamar os formandos a contribuírem. Ainda em sua fala, mencionou o paraninfo do dia, lembrando do pioneirismo de Stipp. Elogiou o atual diretor Vladimir José Ferrari e abordou as dificuldades enfrentadas pelo Câmpus de Cidade Gaúcha.

Em Cianorte, o reitor Décio Sperandio destacou o desejo de formar estudantes do ponto de vista humano, cultural e técnico. Também lembrou que a UEM é uma das 20 melhores do Brasil. Para ele, isso significa o aumento da credibilidade institucional para a UEM e maiores possibilidades de busca da inclusão no mercado de trabalho para os formandos, além de maiores possibilidades de continuidade dos estudos na pós-graduação.

Citando as dificuldades enfrentadas e a necessidade de avançar ainda mais, conclamou os presentes a engrossarem o bolo daqueles que defendem a universidade pública, porque isso significa defender a gratuidade do ensino, defender a pesquisa realizada dentro da universidade voltada para melhorar a vida das pessoas e significa defender a única instituição que consegue aumentar o desenvolvimento socioeconômico da região. O reitor também mencionou a escolha de uma servidora técnica-administrativa como paraninfa pela primeira vez na história daquele câmpus.

Encerrando a série de solenidades de colação de grau, Diamante do Norte concederá os certificados a aproximadamente 200 formandos de Normal Superior, que terão como paraninfo o deputado estadual Antonio Teruo Kato. A solenidade começa às 20 horas do dia 7 deste mês, no Ginásio de Esportes Municipal.

O número de laureados foi de 22 em Cidade Gaúcha e 31 em Cianorte. Para Diamante do Norte, serão 12. As láureas acadêmicas são concedidas aos que, durante seus respectivos cursos, obtiveram, em dois terços das notas, o conceito 9 ou acima de 9.