O Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) foi agraciado com o 1º lugar na categoria Relatórios de Programas Implantados ou em Implantação, no Concurso de Trabalhos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

A cerimônia de premiação será realizada no dia 11 deste mês, no Cietep, em Curitiba. O Serviço foi idealizado e implantado pela pedagoga Cinthya Menezes, chefe de gabinete da secretária estadual de Educação, Yvelise Arco-Verde.
O prêmio tem um destaque especial, pois o trabalho foi considerado pela Fiep adequado aos Objetivos do Milênio traçados pela ONU (Organização das Nações Unidas).  O Sareh atende alunos da Educação Básica impossibilitados de freqüentar a escola por estarem internados em hospitais, permitindo a continuidade dos estudos.

“O pedagogo é responsável pela coordenação, acompanhamento e avaliação do trabalho desenvolvido, sendo o elemento articulador entre o aluno, o professor, a família, o hospital, a escola e os núcleos regionais de Educação”, explica Cinthya. Até a metade do próximo ano, um projeto político pedagógico próprio para esse serviço deverá estar definido.

O Sareh funciona também no hospital universitário da UEM, em parceria com o HU, atendendo a diversos pacientes internados. Juntamente com a Seed, os núcleos regionais de Educação acompanham, mediam, orientam e fiscalizam as ações pedagógicas do Sareh.

O serviço já está implantado em oito instituições localizadas em três regiões do Paraná – Curitiba, Londrina e Maringá – e avança para ampliar sua cobertura. Atende alunos do ensino fundamental e médio, tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino.