O reitor Décio Sperandio ministrou, na noite de ontem (25), uma Aula Magna para os alunos dos cursos a distância de Física e Pedagogia. A ocasião representou solenemente o início das aulas para os graduandos destas áreas. Nesse mês, os alunos já foram recepcionados nos pólos de apoio presencial e capacitados no Sistema de Gerenciamento de Cursos Moodle, software utilizado para gerir os cursos a distância. As atividades serviram como preparação para as graduações.

Na Aula Magna, Décio Sperandio falou sobre a metodologia da UEM para os novos alunos, destacando o alcance que a modalidade de ensino a distância atingiu, assumindo um compromisso com todo o noroeste do Paraná. O reitor ainda destacou o pensamento da universidade quanto à formação dos seus alunos, não só no ponto de vista técnico de ensino, pesquisa e extensão, mas também com uma visão global, envolvendo a sensibilidade social e a formação cultural.

Os cursos de graduação a distância de Física e Pedagogia são oferecidos pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que tem como prioridade a formação de professores para a educação básica. Para isso, a UAB realiza articulação entre instituições públicas de ensino superior para promover, através da educação a distância, acesso ao ensino superior para camadas da população que estão excluídas do processo educacional.

Até o fim do ano, os graduandos terão cursos de informática, língua portuguesa e matemática básica nos pólos de apoio presencial. No sábado (29), os alunos do curso de Física já terão sua aula inaugural e passarão, a partir do ano que vem, a ter suas webconferências às terças-feiras à noite. Os graduandos de Pedagogia participarão da aula inaugural no dia 6 de dezembro e terão aula toda quarta-feira, também no período noturno.