No último sábado (15), foi realizada a I Corrida Rústica de Iguatemi Elenilson Silva – Pare de Fumar Correndo, promovida pela Prefeitura de Maringá, UEM, Lions Clube de Maringá, Usina de Açúcar Santa Terezinha e Uningá. Participaram do evento cerca de 2 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

Além da corrida, houve também uma feira de saúde, com professores e alunos das instituições de ensino envolvidas. Os participantes receberam orientações para a prática de esporte, inclusive, com avaliação física antes e depois da prova. Além disso, foram orientados sobre hipertensão e sua relação com o tabagismo e puderam aferir a pressão arterial.

Na feira, foram realizados testes de glicemia e orientações sobre diabetes, saúde bucal e suas relações com o tabagismo. Também foram conhecidos os vencedores do Concurso de Redação sobre tabagismo, que foi realizado pelos alunos do Colégio Estadual Rui Barbosa.

A UEM também esteve presente, apresentando, junto ao Lions Universitário, os resultados de uma pesquisa que foi realizada nesse ano em Iguatemi, sobre o tabagismo. Além disso, o curso de Medicina, o MUDI (Museu Dinâmico Interdisciplinar) e o Lions Universitário fizeram demonstração de material anatômico com patologias tabaco-relacionadas, distribuição de material informativo sobre tabagismo e também cadastramento de indivíduos que pretendem parar de fumar, para que possam fazer tratamento.

Através do projeto de Artes Visuais da UEM, a artista Tânia Machado pintou uma tela com a imagem do maratonista Elenilson Silva, que foi entregue ao atleta no momento da premiação. Na praça onde foi realizado o evento, foram colocadas 50 faixas com frases sobre tabagismos e seu malefícios.