Na quarta e quinta-feira da semana que vem (19 e 20), na cantina central da UEM, será realizada a III Mostra de Brinquedos Artesanais. O tema dessa edição será “Da Improdutividade à Revolução” e, paralelamente ao evento, estará acontecendo a I Mostra de Trabalhos Acadêmicos sobre Marxismo, Trabalho e Tempo livre, do Departamento de Educação Física da UEM.

As peças da Mostra foram produzidas pelos acadêmicos do terceiro ano de licenciatura, para a disciplina de Teorias do lazer. Após um aprofundamento teórico sobre o tema, os alunos planejaram e construíram os brinquedos. Depois, os levaram para a vivência com os sujeitos no campo investigativo e, posteriormente, realizaram uma análise final dos resultados.

Segundo o professor Rogério Massarotto de Oliveira, organizador do evento, o tema para a mostra deste ano foi escolhido para fazer menção às características dos brinquedos. “Utilizamos o termo ‘brinquedo improdutivo’ para fazer uma analogia ao que Karl Marx publicou sobre o trabalho produtivo e improdutivo”, explica. De acordo com o professor, os brinquedos improdutivos se apresentam como contra-hegemonicos.

Já os brinquedos revolucionários, além de serem contra-hegemonicos, apresentam também características que direcionam para a transformação do sistema capitalista para uma outra lógica social. “Eles buscam denunciar as questões orgânicas do modo de produção e reprodução do capital, para que a classe trabalhadora tenha condições de se organizar e lutar por melhores condições de vida”, declara.

Para quem se interessou, a III mostra de Brinquedos Artesanais e a I Mostra de Trabalhos Acadêmicos sobre Marxismo, Trabalho e Tempo livre serão realizadas das 8 às 22 horas.