A Universidade Estadual de Maringá implantará o Programa de Avaliação Seriada (PAS) que constitui em uma forma alternativa de seleção dos seus futuros estudantes de graduação. Segundo o reitor da instituição, professor Décio Sperandio, o PAS entra em vigor a partir de 2009 e irá avaliar os alunos dentro de um processo contínuo, desenvolvido ao longo dos três anos do ensino médio e não em um único exame seletivo.

A grande vantagem dessa avaliação seriada, segundo o reitor, é que ela democratiza o acesso à universidade e melhora o ensino como um todo. “O fato de o ingresso na graduação estar presente desde o início do ensino médio, contribui para que o aluno aproveite melhor o curso inteiro, sem aquela angústia do tudo ou nada do vestibular”, destaca Sperandio, lembrando que 20% das vagas ofertadas para cada curso serão preenchidas por meio deste sistema. As 80% restantes serão preenchidas pelo sistema tradicional, o vestibular, que no caso da UEM também inclui o sistema de cotas sociais, já aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEM.

A pró-reitora de ensino, professora Ednéia Rossi, revela que a avaliação seriada seguirá praticamente o mesmo formato do vestibular, com igual rigor, garantindo a qualidade na seleção dos futuros acadêmicos. Para participar do sistema, as escolas, particulares ou privadas, deverão se cadastrar, sendo que o cadastramento estará aberto para escolas de todo o país e será on-line. “Estamos finalizando a página, para colocá-la no ar, o que deve acontecer antes do final deste ano letivo”, anuncia a pró-reitora. Haverá uma ampla divulgação para que as escolas possam fazer o cadastro, lembrando que o fato de uma escola não se inscrever no sistema não impede que o aluno concorra a uma vaga por essa modalidade, já que o sistema também aceita o cadastramento individual.

Para a pró-reitora, as vantagens do PAS são muitas, entre elas a efetiva integração dos sistemas de ensino, favorecendo a melhoria da qualidade do processo educacional na escola básica. “A integração começa a partir da escolha do conteúdo a ser cobrado nas avaliações, que é determinado por uma comissão mista, integrada por professores universitários e por professores do ensino médio”, explica Rossi.

Essa sistemática tem sido muito elogiada, principalmente entre os professores da escola básica, pois derruba a obrigatoriedade de se trabalhar em sala de aula os conteúdos  impostos pelo processo de seleção para o ingresso no ensino superior. Com essa sistemática o professor do ensino médio passa a ser inserido no processo. “Isso implica também assumir integralmente a avaliação do próprio trabalho educativo, com a especificação de conteúdos considerados relevantes”, diz a pró-reitora, destacando o fato como mais uma vantagem do PAS.

Em termos práticos, na avaliação seriada serão aplicadas provas anualmente, desde o primeiro até o terceiro ano do ensino médio, sempre com a cobrança dos conteúdos relativos ao período. Quando concluírem as séries, a média das três notas obtidas vai determinar se o candidato será ou não admitido no curso de graduação que escolher, lembrando que a opção pelo curso se dará no último ano. Um detalhe importante é que a avaliação anual estará disponível tanto para o candidato quanto para a escola cadastrada. “Isso é bom porque em caso de baixo desempenho na primeira etapa do processo, ainda é possível corrigir as falhas e melhorar na fase seguinte”, avalia Rossi.
Somente os estudantes que começarem o ensino médio a partir de 2009 poderão concorrer a uma vaga na UEM através do PAS. Os alunos que estiverem cursando o segundo ou terceiro anos terão de tentar o ingresso pelo vestibular. Vale destacar que os candidatos que optarem pela avaliação seriada ainda poderão se inscrever para o vestibular, caso queiram.

A pró-reitora de ensino também destaca que as ações do PAS são amplas e não se reduzem a aplicação das provas. Essas ações incluem a aproximação entre a Universidade e o ensino básico, com a organização de visitas, realização de mostras e palestras. Tudo com o objetivo de orientar melhor os alunos para que eles conheçam melhor os cursos oferecidos, ajudando-os na escolha da futura profissão.