O 1º Encontro do Colégio de Aplicação Pedagógica: uma nova concepção foi realizado hoje de manhã (16), na UEM. Na pauta, discussões sobre o novo projeto do CAP e um possível convênio com a Secretaria de Educação do Paraná que fixe os professores no colégio e que, além do ensino, leve ao desenvolvimento da pesquisa e da extensão. A intenção é também que o CAP sirva como mediador dos instrumentos que têm na UEM para outras escolas.

Durante a solenidade de abertura, o diretor do CAP, Pedro Jorge de Freitas, destacou que este não é o único encontro, mas o primeiro, em que algumas idéias serão alinhavadas. A pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, pontuou que o caminho da discussão, se feita de forma coletiva, tem possibilidade de seguir em frente, e desejou que as reflexões levassem à melhoria do colégio.

O vice-reitor Mário de Azevedo destacou a importância da integração do colégio com a UEM, cumprindo sua missão, convivendo com as diferenças e com a comunidade, tendo o respeito de todo o Estado. Lembrou da dificuldade em abrir a primeira série em decorrência do entendimento do governo que o ensino fundamental fosse municipalizado. “Não queremos o caminho que inviabilize a 1ª série. Vamos oferecer seja com apoio do Estado ou do município. Não queremos prejudicar a população, nem os cursos de licenciatura, mas sim a integração completa do colégio com a UEM”.

Azevedo ressaltou que a intenção é conseguir que a UEM e o CAP sejam cada vez melhores e que “tenhamos um espírito aberto para construir essa nova proposta do CAP e que leve sempre a marca da UEM. Também falou sobre os últimos rankings que têm colocado a UEM em destaque como a 20ª em produção científica, 1ª do Paraná pelo MEC, recebendo o Mérito Institucional por ter levado o maior número de ex-bolsistas de iniciação científica a se titularem como mestres e doutores.

O representante do Conselho Tutelar Norte de Maringá, Hélio Ghizoni, participou do evento. Procurou desmistificar o papel do Conselho, muito ligado à repressão. Mostrou que a entidade tem o papel de acolher as crianças e as escolas nas suas necessidades.