Com a palestra da professora Zilá Bernd, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nesta terça-feira, às 19h45, no Teatro Marista, em Maringá, será aberto oficialmente o II Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Bernd falará sobre As Literaturas Americanas e os Mitos da Modernidade.

Com atividades até à próxima sexta-feira (10), o evento vai discutir o ensino de língua e literatura e vai oferecer atrações culturais com entrada franca
O Congresso tem a promoção da UEM, por meio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) e do Departamento de Letras (DLE). A programação, iniciada nesta terça-feira pela manhã, inclui simpósios, mesas-redondas, palestras, minicursos, painéis, mostra de cinema e apresentação cultural. As atividades ocorrem em vários locais da UEM. Além disso, será realizada a Feira do Livro do Conali, no estacionamento ao lado do Restaurante Universitário, a partir desta quarta-feira.

Entre os temas a serem abordados no evento estão a Política e Ideologia nos Meios de Comunicação; Novas Tecnologias e Ensino; Modernidade x Pós-Modernidade – confrontos ideológicos; A Inserção do Negro no Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Da Narrativa Clássica para a Narrativa Moderna; O Exercício da Tradução e a Autonomia do Aluno de LE; Ensino de Língua e Literatura Estrangeiras e Colonialismo Cultural. Também será debatido sobre: Ecocrítica e Representações da Natureza na Literatura; Léxico Geral e Especializado e Lingüística de Corpus; O Perfil das Revistas Literárias na Atualidade; Conceitos de Latino-Americanidade. A mesa-redonda de encerramento será sobre O Ensino de Língua e Literatura numa Perspectiva Interdisciplinar.

Além das palestras e simpósios, o evento terá também apresentações culturais: Mostra de Teatro, Sarau Outras Palavras e Noite do Blues. As apresentações começam sempre às 22h e a entrada é franca.

Outras informações poderão ser obtidas pelo site www.dle.uem.br/conali, ou pelo telefone (44) 3261-4819.