O Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEM abre nova turma de doutorado, dentro da área de concentração em Análise Regional e Ambiental. As linhas de pesquisas desenvolvidas no PGE (Análise Ambiental e Organização do Espaço Habitado) enfocam o processo de produção do urbano, rural, regional e as suas respectivas implicações ambientais junto aos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e a Região Metropolitana de Maringá.

As inscrições serão aceitas de 9 a 20 deste mês, na secretaria do PGE, bloco H-12, sala 18, com a entrega da documentação exigida. As enviadas pelo Correio devem ser postadas até o dia 18. A análise e argüição sobre o projeto serão de 21 a 23 de julho; as entrevistas, de 28 a 30 de julho; e a matrícula dos aprovados nos dias 20 e 21 de agosto. As aulas começam em 25 de agosto.

Os temas do curso são: áreas verdes urbanas; movimentos sociais urbanos; impactos socioespaciais da urbanização; urbanização; produção do espaço urbano; verticalização, planejamento urbano e regional; sensoriamento remoto; geomorfologia fluvial; impactos ambientais na construção de barragens; cooperativismo agrícola; modernização agrícola; movimentos sociais rurais; mobilidade populacional; migrações; redes urbanas; produção do espaço regional; estrutura e dinâmica da paisagem; solos e paisagem; fragilidade ambiental; teledetecção; dinâmica da paisagem; organização e colonização do espaço amazônico; produção da ciência geográfica sobre o Norte do Paraná; saúde e doenças no território paranaense; produção agrícola-alimentar e cadeias produtivas no Paraná.

Outras informações pelo fone 3261-4731, site www.pge.uem.br ou e-mail sec-pge@uem.br.