A Pró-Reitoria de Ensino (PEN), da UEM, realiza o II Fórum das Licenciaturas, com o tema A Formação dos Profissionais da Educação: diretrizes e desafios na prática escolar. Realizado em três etapas, o evento inicia no dia 7 de maio. Na abertura, que será realizada, às 19h30, no Centro de Eventos Araucária, será ministrada a palestra Articulando teoria e prática na formação de professores, conduzida pela professora Lüdke Menga, da PUC do Rio de Janeiro.

Dia 8, também no Centro de Eventos Araucária, às 8h30, a professora Noeli Prestes Padilha Rivas, da USP, apresenta o tema Discutindo Conceitos e Socializando Experiências: a prática de ensino e o estágio supervisionado. Às 19h30, o assunto serão as Possibilidades da Construção de Parceria entre as Universidades e as Escolas de Ensino Básico a partir da Atual Reforma das Licenciaturas, quem apresenta a discussão é o professor Julio Emílio Diniz Pereira, da UFMG.

A segunda etapa do Fórum começa no dia 27, às 8 h, no Anfiteatro Ney Marques da UEM, onde acontece mesa-redonda A Inter-relação entre a UEM e as Escolas de Educação Básica: os espaços de vivência da prática profissional. Às 14 h, outra mesa-redonda vai discutir o tema Socializando Propostas e Experiências: os cursos de licenciatura e as ações junto às unidades de Educação Básica.

No dia 04 de junho tem início a última etapa do evento, com apresentação das propostas dos grupos e elaboração final do documento do II Fórum de Licenciaturas da UEM. Também no Ney Marques. As inscrições vão até o dia 7 de maio, quarta-feira da semana que vem, e devem ser feitas pelo www.pen.uem.br/forumlicenciaturas.