NEWSLETTER 09/2020-ASC - AÇÕES POSITIVAS CONTRA O COVID-19 (CORONAVÍRUS)

Newsletter 009/2020-ASC



Olá, Comunidade Acadêmica da UEM


Entramos no mês de junho e, infelizmente, ainda em pandemia, necessitando de isolamento social e muito cuidado. Graças a tecnologias de comunicação e informação podemos nos manter juntos e atuantes! A UEM não para. Vamos ver um pouco do que houve nesta semana que se passou? Lembre-se que você também pode contribuir, divulgando estas informações e nos mandando tudo que você tem feito pelo e-mail sec-asc@uem.br. ‍

Abrindo este informativo destacamos a exposição virtual da Associação dos Cartunistas do Brasil, intitulada “Vírus versus nós”, que pode ser visitada em neste link.


1 - Lembre-se que temos um compromisso toda quinta-feira, a partir das 17hs. Cada semana está sendo exibido um vídeo ao vivo na Internet (live) com assuntos de interesse da comunidade, tanto acadêmica quanto externa. Acontecem e ficam disponíveis nas redes sociais oficiais da instituição (YouTube e Facebook), além de áudio transmitido pela UEM FM 106,9. O segundo episódio teve como convidados Elisabete Kobayashi, superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), e Cesar Helber, médico infectologista do HUM, mediados pelo reitor Júlio Cesar Damasceno. O tema, mais do que pertinente, foi “A Academia contra a epidemia - ações da UEM no enfrentamento à covid-19”. A próxima será no dia 18 de junho, não perca!‍


2- ASC e PEC lançam portal de divulgação de atividades on-line
Já passam de 170 atividades cadastradas! Aproveite e mantenha-se informado de tudo que acontece na UEM pelo endereço http://www.cpr.uem.br/index.php/menu-eventos-e-cursos-on-line‍.


3 - Semana do Meio Ambiente foi lembrada pela UEM
Dia 5 comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Mesmo em meio ao afastamento social, esta data tão importante não passou despercebida. O Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da UEM promoveu palestras virtuais durante todo o dia, sobre diferentes temas relacionados ao tema. Saiba mais pelo link. A UEM também integrou, junto à Prefeitura de Maringá, a Semana do Meio Ambiente Parque do Ingá. Leia a matéria completa aqui.
No Dia do Meio Ambiente, também comemoramos um dos projetos de extensão sobre este tema, o projeto “SOS Riachos”, que em dois anos já atendeu mais de 32 mil pessoas. Saiba mais aqui. ‍


4 - O Mudi inovou com o lançamento da exposição virtual “Vírus Mortais que Marcaram Época”.  Foi elaborada a partir de uma exposição que já existia, com acréscimo do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Saiba mais sobre ela aqui. Visite e divulgue a exposição neste endereço: http://www.cpr.uem.br/index.php/virus-mortais e acompanhe as reportagens feitas pela CBN Maringá e Rede Massa.


5 - A Academia Escola da Universidade Estadual de Maringá voltou a atender de modo especial. Está fazendo agendamento para atender, no máximo, 20 pessoas por horário, em escala especial, das 7h às 20h, seguindo as normas da portaria nº. 049/2020 estabelecidas pela Prefeitura de Maringá por meio da Secretaria de Saúde. Saiba mais neste link.


6 - Os Departamentos da UEM não param, estão promovendo eventos em várias áreas de conhecimento, como o I Ciclo de Palestras em Tempos de Pandemia Covid-19 (Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina).
O Departamento de Design e Moda do câmpus de Cianorte também já anunciou o IV Inspira Noda com mais de 20 atividades para os próximos dois meses.
O Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), pela área de Políticas Públicas e Gestão Educacional e pelo curso de Pedagogia, elaborou um ciclo de palestras gratuito intitulado “Política no meio do redemoinho: educação e pandemia”. As atividades serão realizadas de 9 a 30 de junho por meio de videoconferências. ‍


7 - O Curso de Artes Visuais da UEM está com sete cursos de extensão abertos e um evento de extensão. São diferentes temas abordados de forma remota. Não perca a oportunidade, clique aqui para saber mais.


8 - Há eventos nos cursos de Engenharia de Alimentos e Tecnologia de Alimentos. “Alimentando Conexões” é o projeto virtual oferecido pelo Departamento de Engenharia de Alimentos para mostrar as possibilidades de atuação profissional.

O I Seminário On-Line de Biotecnologia e Ciência de Alimentos (SBCA), organizado pelo Departamento de Tecnologia (DTC) do câmpus de Umuarama, está com ampla programação.
O DTC  também  vai promover, a partir de 6 de julho, o curso de extensão “Introdução a Microbiologia de Alimentos: noções básicas de Biologia”‍.



9 - Departamento de Letras Modernas lança diversas ações durante a pandemia.
O Departamento de Letras Modernas (DLM) e o Núcleo de Educação a Distância (Nead) estão com inscrições abertas para o Ciclo de Palestras “Tradução e suas Interfaces”:
O DLM, o Centro de Ciências Humanas (CCH) e o Nead estão oferecendo o curso de extensão “Elementos para abordagem cultural dos ambientes empresariais em língua inglesa”.
O DLM e o curso de Secretariado Executivo Trilíngue oferecem o curso de extensão “Contextualização histórico-social do profissional de Secretariado Executivo”.


10 – O Departamento de Informática (DIN) oferece 17 cursos de extensão. Clique aqui para acessar a matéria.


Problemas para visualizar este conteúdo?

Entre em contato no e-mail: sec-cpr@uem.br