O Ministério da Justiça lançou o I Prêmio Libertas: enfrentamento ao tráfico de pessoas. É uma parceria entre a Secretaria Nacional de Justiça, o Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime e a Organização Internacional do Trabalho. A Universidade Estadual de Maringá apóia a iniciativa, cujo objetivo é fomentar no meio acadêmico a reflexão e pesquisa sobre o tema.

O Prêmio Libertas é dividido em duas categorias: estudantes de graduação e graduados em instituições de ensino credenciadas pelo Ministério da Educação. Os trabalhos inscritos devem ter como base os protocolos e convenções que tratam do tema.

Para os estudantes de graduação, serão entregues R$ 2 mil ao terceiro colocado, R$ 3 mil ao segundo e R$ 5 mil ao primeiro colocado. Já para os graduados serão R$ 5 mil, R$ 7 mil e R$10 mil, respectivamente. Para os trabalhos com menção honrosa serão conferidos diplomas de participação.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 25 de abril. Acesse o site www.mj.gov.br/traficodepessoas para consultar o edital que regulamenta o prêmio.