O Programa Rádio Ciência: a pesquisa e a pós-graduação na UEM fez sua estréia hoje de manhã (27), na Rádio Universitária FM - 106,9. As entrevistas são feitas pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilson Evelázio de Souza, pelo diretor de Pesquisa, Benedito Prado Dias Filho, e pelo jornalista Antonio Paulino Júnior.

Os primeiros entrevistados foram o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Osvaldo Ferrarese Filho, e o coordenador do grupo de pesquisa em Metabolismo Hepático, Adelar Bracht. O próximo programa, já gravado, é com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química, Maria Helena Sarragiotto, e o coordenador do grupo de pesquisa em Polímeros e Compósitos, Adley Forti Rubira (foto).

Segundo Souza, a escolha das duas áreas entrevistadas inicialmente ocorreu em função de elas terem sido os dois primeiros programas de pós-graduação da UEM.

A intenção do Rádio Ciência é abordar todos os programas de pós-graduação da UEM e os grupos de pesquisa associados a eles. Posteriormente serão enfocados também grupos de pesquisa não abrangidos e cursos de especialização.   A primeira edição é apresentada às quintas-feiras às 10h30. As reprises podem ser ouvidas aos sábados às 10h30, terças 16h30 e quartas 20h30.