Recursos da Suécia e do governo do Paraná estão dando suporte a dois projetos, que envolvem a professora do curso de Engenharia Agrícola, Maria Magdalena Ribas, egressos e alunos de graduação do câmpus da UEM, em Cidade Gaúcha.

O primeiro projeto do Campus Regional do Arenito (CAR) tem como título a Biodegradação Anaeróbica de Vinhaça de Cana-de-Açúcar Obtida na Destilação de Etanol por Reator Plug Flow Preenchido com Pedras de Calcário. Ele concorreu a um edital da área de Recursos Hídricos de uma organização sueca, chamada Fundação Internacional para a Ciência, e foi contemplado com 12 mil dólares. Os recursos serão empregados em equipamentos para o andamento da pesquisa, ligada à disciplina ministrada pela professora Magdalena: Aproveitamento e Tratamento de Efluentes Agroindustriais.

“A água residual do processo está sendo usada para irrigar uma cultura de alface e capim colonião. E ainda está sendo testado um sistema de tratamento de águas, chamado de Filtro Anaeróbio Seguido de Wetland, para o cultivo de um tipo de capim, o Tifton”, lembrou a professora.